Mães que fazem a diferença e transformam vidas através de ONGs, projetos de lei e outros programas

Mães que fazem a diferença e transformam vidas através de ONGs, projetos de lei e outros programas

Com um dia todo dedicado a elas chegando, como não falar das mães que fazem a diferença? Tamanha é a importância delas nas vidas de seus filhos e de outras pessoas, que seus esforços estão sendo cada dia mais reconhecidos.

Em tempos de crise por conta do coronavírus, por exemplo, o governo pagará o dobro do auxílio emergencial àquelas que são chefes de família. O mesmo será pago às mães adolescentes.

Somado a isso, as ONGs e os projetos sociais voltados especialmente para as mães têm contribuído bastante para o empoderamento feminino, o incentivo ao empreendedorismo, além de oferecer apoio em momentos difíceis.

Conheça agora alguns que estão ajudando mães por todo o país.

Projetos voltados para mães que fazem a diferença

Moda Inclusiva

Um exemplo das mães que fazem a diferença são as que buscam melhorar, ainda mais, a qualidade de vida de seus filhos, tais como as participantes do projeto Moda Inclusiva.

Criado no curso de design de moda do Campus Apucarana da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), com o apoio do grupo de mães da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família da Prefeitura de Apucarana, a proposta é capacitar as mães para confeccionarem roupas funcionais para filhos portadores de deficiências.

Com isso, as peças são ergonomicamente projetadas para as necessidades de cada um, oferecendo ainda mais conforto e praticidade no dia a dia.

Instituto Mães SemNome

O objetivo do Instituto Mães SemNome é oferecer apoio a mães que perderam seus filhos. O termo “SemNome” foi escolhido, pois não há definição para uma mãe cujo filho faleceu, ao contrário do que acontece quando se perde os pais (órfão) ou o cônjuge (viúvo).

Fundado em 2015 por Márcia Noleto, que perdeu sua filha em um acidente de helicóptero, e por Sônia Gottgtroy, que perdeu seu filho em um acidente de carro, o projeto também contou com o apoio da escritora Glória Perez, mãe da atriz Daniela Perez, assassinada em 1992.

Mães da Sé

Iniciado em 1996 com o objetivo de prestar atendimento psicológico e apoio jurídico às famílias de pessoas desaparecidas em São Paulo, a ONG Mães da Sé já tem contabilizado mais de 10 mil casos.

Fundada por Ivanise Santos após o desaparecimento de sua filha, o projeto visa tornar as tratativas de busca por desaparecidos mais eficientes, com a unificação nacional dos cadastros, entre outras ações.

Providenciando Vidas

O projeto Providenciando Vidas tem como objetivo o atendimento de jovens e adolescentes gestantes. Iniciado em 2011 no morro da Providência, no Rio de Janeiro, a organização assiste as futuras mães desde o pré-parto, estendendo o acompanhamento para durante e após o nascimento da criança.

Com diversas ações e direcionamentos, o Providenciando Vidas visa orientar essas mulheres sobre a importância de se valorizarem como mães, auxiliar em seu desenvolvimento educacional, buscar formas de reforçar a renda familiar, entre outras.

Instituto Social Casa de Mãe

Localizado em Minas Gerais, o Instituto Social Casa de Mãe desenvolve projetos com foco no empoderamento feminino, empreendedorismo e educação para o trabalho.

A ONG sem fins lucrativos tem dois projetos principais: o Ateliê Social, que fornece cursos profissionalizantes de costura e estamparia, e o Ateliê Aberto, que tem foco na geração de renda para as mulheres que se formaram nos cursos iniciais.

Reação Com Elas

Reação com Elas é um projeto do Instituto Reação voltado para as mães e mulheres que possuem algum vínculo com a ONG.

A proposta é o desenvolvimento de atividades exclusivas para o público feminino, com o objetivo de empoderar as participantes, estimular o vínculo com as famílias, promover os valores praticados pelo Reação e, ainda,  engajar a participação dos alunos assistidos.

Viu como vários projetos ajudam ainda mais as mães que fazem a diferença? Pensando nisso, lhe convidamos para conhecer um pouco mais sobre o Reação com Elas.



Skip to content