ESPORTE + EDUCAÇÃO

REAÇÃO ESCOLA FAIXA PRETA
O Reação Escola Faixa Preta oferece aulas de judô e jiu-jitsu para crianças a partir de quatro anos, adolescentes e jovens, trabalhando os princípios e os valores do esporte com o objetivo de promover o desenvolvimento social e humano dos alunos. Aproveitando o potencial educacional das artes marciais, os educadores, em parceria com a equipe de judô, realizam atividades de sensibilização com s alunos, trazendo a reflexão de ensinamentos importantes tanto no esporte quanto na vida. Esse ano foram trabalhados os valores Disciplina, Humildade e Solidariedade tanto dentro do tatame quanto nas oficinas de educação. Uma das ações geradas foi a arrecadação de alimentos e roda de conversa entre alunos e refugiados atendidos pela Pares Cáritas do Rio de Janeiro.

REAÇÃO EDUCAÇÃO
Atuando de forma complementar, o Reação Educação busca construir um olhar crítico e uma postura ativa nos alunos, ampliando a noção de que todos são atores importantes para a transformação da sociedade. Para isso, são elaborados projetos pedagógicos semestrais direcionados para cada faixa etária. A metodologia trabalha dentro das macroáreas Vida Cidadã, Meio Ambiente, Arte e Cultura, e Corpo e Movimento, desenvolvendo as competências sociais, pessoais, produtivas e cognitivas das crianças e jovens atendidos.








PROJETOS PEDAGÓGICOS

POLO ROCINHA

Os projetos pedagógicos são desenvolvidos através de oficinas educativas para as crianças e adolescentes do Polo Rocinha, com o objetivo de ampliar seu repertório cultural e desenvolver a cooperação do trabalho em grupo.

Em 2018, o tema central trabalhado pelos alunos foi Identidade e Território, que gerou os seguintes projetos:

  • ↘ MEU NOME FAZ HISTÓRIA
    (4 a 6 anos)

  • ↘ IDENTIDADE – CONSTRUINDO MEMÓRIAS, HISTÓRIAS E SONHOS
    (7 a 9 anos)

  • ↘ O MUNDO É NOSSO – IDENTIDADE, MEMÓRIA E FAVELA
    (10 a 12 anos)

  • ↘ REDES QUE EMPODERAM: PROTAGONISMO, TROCA E LUTA ATRAVÉS DAS REDES
    (13 a 15 anos)

  • ↘ ESCOLHENDO OS CAMINHOS E PROMOVENDO O FUTURO
    (16 a 29 anos)








Ações Integrantes

Visando ampliar o impacto através do esporte e educação, o Instituto Reação também realiza algumas atividades transversais importantes:

MEDITAÇÃO
TRANSCENDENTAL

O Instituto Reação iniciou a Meditação Transcendental - MT em 2014, com o objetivo de ampliar o rendimento dos alunos e o poder de transformação social de seus programas. Fundada pelo guru indiano Maharish Mahesh Yogi, a MT é uma técnica simples e natural, praticada duas vezes por dia entre 15 e 20 minutos. A prática proporciona o descanso profundo e revitaliza o sistema nervoso, aliviando o estresse e a fadiga do dia a dia, levando à expansão da mente e avivamento do cérebro para uso total.
O movimento independe de qualquer religião, nível de instrução ou área social. Em 2018, 585 alunos, responsáveis e colaboradores foram iniciados na meditação, somando cerca de dois mil praticantes desde o início da ação no Instituto.








ATENÇÃO
SOCIAL

A participação das famílias também é incentivada pelo projeto por meio de atividades em grupo, desenvolvidas por psicólogos e assistentes sociais. Os encontros discutem assuntos relacionados ao seu cotidiano, território, garantia de direitos, funcionamento da rede socioassistencial, entre outros. Em 2018, foram realizados mais de 1.140 atendimentos de serviço social em todos os polos.

Eu e minha família nos sentimos muito honrados em fazer parte do Reação. O Lorenzo é uma criança que treina judô de segunda a sexta, desde os oito anos de idade.
Ele chegou ao Reação com nove anos e, hoje, já está muito diferente. Recebemos muita atenção dos técnicos, da equipe multidisciplinar e do Flávio Canto. O apoio às crianças que estão na base, a pré-equipe, dado pelo Instituto é o melhor do mundo. Infelizmente não estamos muito presentes nos trabalhos sociais de outros polos, mas o que presenciamos na unidade CDD-Taquara é uma aula de judô e cidadania. Esperamos que o Reação complete mais 100 anos!
LUIZ FELIPE
Pai do atleta Lorenzo Martins






EMPREGABILIDADE

Para contribuir com a entrada no mercado de trabalho de alunos e suas família, o Reação começou, em 2018, a investir na construção de redes que integram a iniciativa privada e o terceiro setor.
Foi assim com a Casas Pedro, que enviou um representante do seu RH ao polo Rocinha para falar sobre as vagas disponíveis e recolher currículos dos interessados. A ação resultou na contratação de ao menos 4 pessoas. E a parceria com o restaurante de comida japonesa Gurumê e a Universidade Estácio de Sá, que gerou o 1° Curso de Formação de Sushiman, em que os 4 melhores alunos foram contratados ao final e todos saíram com diplomas e aptos a procurarem emprego na área.Esta é uma ação que o Reação pretende investir cada vez mais.






BOLSA
DE ESTUDOS

Visando ampliar o acesso à educação, o Reação Bolsa de Estudo viabiliza o ingresso de alunos em escolas e universidades particulares com o apoio de padrinhos, madrinhas e instituições parceiras. Em 2018, 86 alunos foram beneficiados com bolsas em escolas e faculdades, 30 com bolsas para estudar inglês, cinco se formaram no Ensino Médio e cinco se graduaram na universidade.

56

ALUNOS ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

30

ALUNOS ENSINO SUPERIOR

13

ESCOLAS PARCEIRAS

30

ALUNOS CURSO DE INGLÊS



Estou no Reação há 10 anos e o projeto mudou muito a minha vida. Eu melhorei como pessoa, abriu outros caminhos, tanto que sou aluno do programa Bolsas de Estudo desde 2018. Tive muito auxílio na área da educação e do esporte também, com o judô. As coisas que aprendi sobre os valores do Reação e do Judô eu levo para a vida. Na escola sempre fui elogiado pelos professores por ser um aluno muito responsável e que ajudava as pessoas. Os valores têm a ver com isso.
GABRIEL PROENÇA MACIEL - Aluno