PARCEIROS EM 2018

MELHORIA NA GESTÃO

Com o objetivo de investir na melhoria de sua gestão, pois considera fundamental o fortalecimento institucional para garantir transparência e qualidade no trabalho, o Reação aplicou ao longo de 2018 algumas mudanças para desenvolver a equipe, os processos internos e passou a trabalhar com indicadores de controle e verificação para monitorar os resultados e metas estabelecidas pelas equipes.

Para isso, contou com o auxílio de três grandes parceiros: a empresa de consultoria Visagio, a Fundação Dom Cabral e o Programa VOA (Voluntariado de ONS da AMBEV). Através dos workshops do VOA foi possível capacitar a equipe e desenvolver, junto com o apoio da Visagio, as metas e indicadores a serem acompanhados, apoiando o alcance dos objetivos de forma mais eficiente. Para preparar ainda mais o time de colaboradores, o Reação também faz parte do PDD - Programa de Desenvolvimento de Dirigentes da Fundação Dom Cabral, através da POS - Parceria com Organizações Sociais, que conecta a expertise da gestão executiva para ampliar resultados e alcance das ações.



Saiba o que os representantes destas empresas e os colaboradores do Reação acharam da experiência:



A experiência com o programa VOA, da Ambev, foi singular e nos ajudou muito a repensar os processos internos e a desenvolvermos habilidades como equipe para a evolução do Reação.
SIMONE RAMOS - Analista de Gestão





Desde 2017, eu venho aprendendo com o Instituto Reação os valores do Judô. E o mais engraçado é que eu me conectei com o Reação para compartilhar o modelo de gestão da Cervejaria Ambev para ONGs. Essa troca foi muito importante para nós no sentido de poder construir um modelo que faça sentido para qualquer ONG do Brasil. O Reação conseguiu entender a nossa metodologia e aplicar em discussões que, num primeiro momento, pareciam impossíveis. Mas quem disse que não existem indicadores para medir o número de Faixas Pretas? Ou que uma reunião com atletas não pode ser mais produtiva? Nessa co-criação a 4 mãos, foi essencial ver como a dinâmica deles poderiam nos ajudar a multiplicar para as demais ONGs. O time do Reação é formado por campeões. E eles não estão apenas dentro do tatame.
CARLOS PIGNATARI - Programa VOA

O Curso da FDC vem contribuindo para o meu crescimento tanto pessoal quanto profissional , ampliando minha visão sistêmica, desenvolvendo habilidades e atitudes, além é claro, do conhecimento técnico em gestão, impactando no fortalecimento institucional.
JULIANA BORENSTEIN - Coordenadora de Educação

A participação do Reação na POS - parceria de organizações sociais, da FDC, demonstra a preocupação do instituto com a constante melhoria de sua gestão e com a capacitação dos seus colaboradores. Nesse primeiro ano de parceria os resultados nesses campos são visíveis, com a melhoria no desempenho do instituto.
RICARDO SIQUEIRA - Diretor de Sustentabilidade e Projetos Sociais da Fundação Dom Cabral

Aprendi e venho aprendendo todos os dias com a Visagio, só tenho a agradecer. Essa troca foi muito importante para nós no sentido de poder construir um modelo de gestão inovador, onde mostrasse todas as informações que fossem necessárias para tomada de decisões. No começo foi bem difícil todo o processo novo, você acha que não vai dar conta (risos), mas no final está sendo ótimo, acho que conseguimos alcançar as expectativas com as visões inovadoras em todos processos.
ETYENNE DE ARAÚJO - Coordenadora Administrativo-Financeiro

O Instituto Reação é uma ONG incrível, com potencial de transformar muitas vidas no Brasil, e é uma honra para a Visagio poder contribuir para o seu crescimento. Em 2018, a nossa parceria possibilitou um rico intercâmbio de conhecimento e a construção de um modelo de gestão à quatro mãos, no qual práticas do mercado foram adaptadas à realidade e às necessidades da organização. Acreditamos que a gestão cada vez mais eficiente e eficaz do Reação é um das forças que fará com que o Instituto amplie o seu impacto social.
LARISSA FREITAS - Visagio

PESQUISAS

Em 2018, a empresa Eagle Sports Analytics deu início a um trabalho de pesquisa junto com nosso Programa Olímpico. Além de mensurarem o desempenho dos atletas de alto rendimento, eles desenvolveram dois módulos de suporte: um card de desempenho individual e o Coach View, que é a visão agregada dos atletas para os técnicos.
Os cards são gerados baseados em dados colhidos através da filmagem dos treinos semanais no polo Parque Olímpico. Em paralelo aos cards individuais, os treinadores da equipe de alto rendimento recebem o Coach View, que é o sumário do desempenho de cada atleta, ordenado por habilidade, que agrega os dados mais importantes de cada semana.
Já foram filmados 25 atletas e quase 1500 golpes, o que torna esse resultado suficiente para identificar alguns padrões de luta. O objetivo desta pesquisa é estabilizar o processo de geração dos cards e do Coach View, para que cada vez mais as informações geradas sejam utilizadas na personalização do treinamento de cada atleta e na preparação para as competições.

FINANCIADORES


APOIADORES



PARCEIROS TÉCNICOS




COLABORADORES


Altatech Brasil
Arc Soluções
Brinque-book
Casa de Festas Festa e Aventura CDPI
Centro Educacional Pequena Cruzada Escola Eleva
Recanto Lápis de Cor
Colégio e Curso De A a Z

Colégio Pensi
Colégio Sulamericano
CTDEO
Creche Escola Piuii
Comitê Olímpico Brasileiro
Escola Mater
Escola Nova
Espaço Educação
Escola ORT

Escola Parque
ID Cultural
Lumina Centro Oftalmológico
PUC-Rio
Restaurante Gurumê
Santucci – Propriedade Intelectual
Solar Meninos de Luz
Sorvete Itália
Stella Maris