Luana Santana

“O Reação é uma instituição que ensina além do esporte. Lá existem profissionais excelentes que dão força para a criança ou adolescente aprender a cursar o seu destino e seguir seu sonho. São imensas as oportunidades que eles oferecem e sou grata a Deus e a eles por tudo. Mas o que me deixa ainda mais feliz é que esse percurso do Reação não para, e que além de terem realizado o meu sonho, tenho fé que eles irão realizar o sonho e transformar a vida de muitas outras pessoas.”

Luana Santana Ribeiro é mais um exemplo de que o esporte e a educação transformam vidas. A jovem de 18 anos começou no judô em 2016, quando entrou para o Reação. Dedicada a todas as atividades que se propõe a fazer, a judoca logo começou a se destacar dentro e fora do tatame.

 

Faixa verde no judô, Luana já ganhou uma medalha de prata no campeonato interno Inter Reação e encontrou no caminho suave uma forma de se manter ativa enquanto conciliava suas outras tarefas. A disciplina também é uma de suas características. Além dos treinos, ela é presença constante nas oficinas pedagógicas do programa Reação Educação, no polo Rocinha, sendo considerada pelos educadores uma referência para os mais novos.

 

No fim de 2019, Luana concluiu o Ensino Médio no Colégio e Curso Pensi, onde cursou os dois últimos anos como bolsista do programa Bolsa de Estudos. A dedicação ao aprendizado foi recompensada com a aprovação na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) no curso de Física, que deve iniciar ainda em 2020. Atualmente, ela também é aluna do curso de inglês Brasas, uma oportunidade que veio através do Reação.

 

A jovem não tem ídolos no esporte e suas maiores inspirações são pessoas simples que marcaram sua vida através de histórias de superação. Seu maior sonho é ser bem sucedida na profissão que escolheu e, no futuro, dar melhores condições de vida para sua família. Como hobby e forma de relaxamento, ela gosta de tocar violão, flauta e teclado.