Luiza Moncalvo Cruz

“O Reação é uma extensão da minha família, sonham junto comigo e me apoiam nos melhores e piores momentos. Aprendo diariamente valores infinitos que levo para a vida, como respeito e disciplina. Para mim, o Reação é amor.”

A atleta Luiza Cruz (Sub-21/ +78kg) começou no judô em 2004, aos quatro anos de idade. Em 2007, ela entrou para o Reação e desde então faz parte do Instituto. Hoje, faixa preta no esporte, a judoca integra a equipe principal de Alto Rendimento e já coleciona diversos títulos dentro do caminho suave.

 

Luiza é bicampeã da Junior European Cup Berlim (2017 e 2018), Campeã nos Jogos Sulamericanos em Cochabamba (2018), além de ter conquistado o terceiro lugar no Mundial Cadets, em 2017, e do vice-campeonato no Troféu Brasil, em 2019. Ela também já foi três vezes campeã brasileira em sua categoria (2014, 2017 e 2019).

 

Muito dedicada, a jovem de 20 anos realiza em média 14 treinos por semana, de segunda a sábado, divididos entre técnicos, de randori, físicos e mental. Seu maior sonho na vida é ser medalhista olímpica nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. Seu desejo para o futuro é retribuir para outras pessoas tudo o que aprendeu dentro do esporte e, assim, ajudar a transformar vidas. Suas maiores referências dentro do judô são as judocas Edinanci Silva e Rafaela Silva e, fora do dojô, é sua família quem mais a inspira na conquista de seus sonhos.

 

Atualmente, Luiza cursa o 5° período no curso de Farmácia, na Universidade Estácio de Sá, através do programa Bolsas de Estudo do Reação. Em seu tempo livre, ela gosta de nadar, ouvir música, curtir com os amigos e ficar em contato com a natureza.