Os Irmãos Ismael

Valeska Ismael da Cruz

 

“O Reação para mim é transformação de vida. É a oportunidade de realizar meus sonhos dentro e fora do tatame.”

Valeska Ismael da Cruz (Sub-21/-63kg) tem 19 anos e começou a praticar judô aos quatro anos de idade, em 2004, incentivada pelos pais, que eram fãs da modalidade. Dez anos depois, ela entrou para o Reação e não saiu mais. Faixa preta no esporte, Valeska frequenta todos os dias da semana o polo CDD-Taquara e tem treinos que se dividem entre técnico, físico, randori e mental. O sonho de se tornar uma medalhista olímpica encontrou apoio dentro da família. Ela divide os tatames do Reação com seus irmãos trigêmeos Thiago e Diego e a mais nova, Camily, que também são judocas do Instituto. Além de um incentivar o outro, o esporte reforça a união deles.

 

A dedicação dela já lhe trouxe diversos resultados dentro do tatame. Valeska é integrante da Seleção do Rio de Janeiro de Judô e cinco vezes Campeã Brasileira Regional (2012/2014/2015/2016/2019), Campeã Brasileira e PanAmericana, ambos os títulos conquistados em 2012, prata no Campeonato Brasileiro de 2017 e bronze no Campeonato Brasileiro de 2019.

 

No esporte, seus maiores ídolos são a campeã olímpica Rafaela Silva e a judoca Jéssica Pereira. Fora do tatame, são os pais que mais a inspiram. Atualmente ela cursa o 7° período de Direito, na Universidade Estácio de Sá. No tempo livre, gosta de ficar com a família e os amigos.

Thiago Ismael da Cruz

 

“O Reação para mim é mudança de vida, aqui dentro aprendemos os valores que levamos para vida. Além de formarem grandes atletas, também são formados grandes cidadãos.”

Thiago Ismael da Cruz (Sub-21/-66kg) é trigêmeo de Valeska e Diego e começou no judô junto com os irmãos, aos quatro anos. Ele também faz parte do Reação desde 2014 e é faixa preta na arte marcial japonesa.

 

A dedicação é uma das melhores qualidades do judoca. Para alcançar o sonho de ser um medalhista olímpico, ele treina cinco vezes por semana no polo CDD-Taquara, onde integra a equipe de alto rendimento do Instituto. As conquistas dentro da modalidade são diversas. Ele é Campeão Brasileiro (2014), Campeão Sul-americano (2017) e bronze no Pan Americano (2014) e no Campeonato Brasileiro (2017).

 

No judô, suas maiores referências são Flavio Canto, o técnico Geraldo Bernardes e os irmãos Valeska, Diego e Camilly. Na vida, seus maiores ídolos são os pais, que não medem esforços para realizar os sonhos da família.

 

Aluno dedicado, ele é bolsista do programa Bolsas de Estudo do Reação e cursa o 7° período de fisioterapia na Universidade Estácio de Sá. Quando não está treinando judô, Thiago gosta de estudar e ficar com os amigos.

Diego Ismael da Cruz

 

“O Reação pra mim é uma oportunidade de mudança de vida, de me tornar um excelente atleta e uma pessoa melhor fora do tatame.”

Diego Ismael da Cruz (Sub-21/-60kg) iniciou no esporte cedo, assim como seus irmãos trigêmeos Thiago e Valeska. Aos quatro anos, em 2004, ele já dava os primeiros golpes no judo e recebia as primeiras quedas, influenciado pelos pais. A chegada ao Reação foi em 2014, junto com os irmãos.

 

O amor e o sonho de viver do esporte faz com que ele treine cinco vezes por semana no polo CDD-Taquara e as atividades são divididas entre parte física, técnica, mental e randori. O esforço é para chegar a disputar e ganhar uma medalha olímpica no futuro. Seus ídolos dentro da modalidade são os judocas Flavio Canto, Leandro Guilheiro e Tadahiro Nomura e, fora do dojô, é da família que vem a maior inspiração e incentivo.

 

Atleta da Seleção do Rio de Janeiro, Diego já ganhou diversos títulos, como as medalhas de ouro no Campeonato Panamericano (2014), Campeonato Sulamericano (2014) além do de ser Bicampeão Brasileiro em 2013 e 2014. Ele tem no currículo, ainda, o primeiro lugar no Troféu Brasil Sênior (2018) e o bronze na mesma competição, mas em 2017.

 

O judoca faixa preta concilia o esporte com os estudos. Aos 19 anos, ele está no 5° período do curso de Educação Física na Universidade Estácio de Sá, devido ao incentivo do programa Bolsas de Estudo. No tempo livre, o atleta gosta de sair pra comer com os amigos.

Camilly Ismael da Cruz

 

“O Reação para mim é um lugar de oportunidades, tornando todos os atletas faixas pretas dentro e fora do tatame.”

Camilly Ismael da Cruz (Sub-18/-63kg) é a caçula dos Irmãos Ismael e começou no judô em 2005, quando ainda dava os primeiros passos, com dois anos de idade. Assim como os irmãos, ela entrou no Reação em 2014 e desde então não saiu mais. Faixa roxa no esporte, a judoca frequenta o polo CDD-Taquara todos os dias da semana, onde divide suas atividades em treinos técnico, físico, randori e mental.

 

Seus maiores ídolos na arte marcial japonesa são as judocas Rafaela Silva e Mayra Aguiar, além do sensei Geraldo Bernardes, atual coordenador do programa Reação Olímpico. Longe do dojô, quem mais a incentiva é sua família, que está sempre presente em qualquer situação.

 

Com 16 anos, Camily tem no currículo os títulos de Vice-Campeã Brasileira, conquistado em 2016, além do ouro no Campeonato Sul-Americano (2016) e nos Jogos Escolares Por Equipe (2016). Seu maior sonho é competir nos Jogos Olímpicos um dia.

 

Quando não está nos tatames, a jovem se dedica a escola. Camilly está no 2° ano do Ensino Médio no Sistema Elite De Ensino. No tempo livre, a adolescente gosta de desenhar e assistir filmes com a família e amigos.