10 frases sobre educação e o poder dela

10 frases sobre educação

10 frases sobre educação e o poder dela

No Instituto Reação, educação é assunto sério! Não à toa, nossa missão é transformar vidas através do ensino e transmissão de valores, que permitam crianças e jovens de todo o Brasil a realizar sonhos. Neste artigo, separamos 10 frases sobre educação para refletir sobre e compartilhar o poder dela! 

 

Educação, transformação e Reação.

Acreditamos no poder da educação e promovemos o desenvolvimento humano e a integração social, formando faixas pretas dentro e fora do tatame através de projetos esportivos e educacionais

Em todo mundo, diversas personalidades dedicaram seus estudos a entender a educação e seu impacto na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. 

Partindo disso, separamos 10 frases sobre educação que vão te fazer refletir sobre o tema. Confira!

10 frases sobre educação para refletir

  • “A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida.” – Sêneca

Sêneca foi um filósofo e político romano, mestre da retórica e um dos principais representantes do estoicismo, que colocava em discussão a pedagogia. 

  • “Vamos pegar nossos livros e canetas. Eles são nossas armas mais poderosas. Uma criança, um professor, uma caneta e um livro podem mudar o mundo. A educação é a única solução.” – Malala Yousafzai

Malala é uma jovem ativista paquistanesa, baleada pelo Talibã aos 15 anos por sua luta pelo direito à educação das mulheres e meninas no Paquistão. 

  • “Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido.” – William Arthur Lewis

Lewis foi um economista britânico ganhador do prêmio Nobel da economia em 1979, tornando-se o único negro a receber o prêmio nesta categoria. Além disso, muito compromissado com a educação, também foi o primeiro professor negro a dar aulas em universidade britânica.

  • “Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos.”     – Pitágoras

Pensador grego, além de filósofo, matemático e astrônomo, Pitágoras deixou significativas contribuições para o futuro da educação ao descobrir e estudar relações matemáticas para as quais dedicou boa parte de sua vida.

  • “Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância.”         – Sócrates

Sócrates foi o primeiro pensador do trio de antigos filósofos gregos, que incluía Platão e Aristóteles. Eles formam o início do pensamento acerca do saber e da educação. “Conhece-te a ti mesmo” é a essência de todo seu ensinamento.

  • “Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.” – Augusto Cury

Augusto Cury é um médico psiquiatra, professor e escritor brasileiro, muito conhecido por seus livros na área de psicologia e pela autoria da Teoria da Inteligência Multifocal.

  • “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.” – Paulo Freire
  • “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.” – Paulo Freire

Paulo Freire foi um educador e filósofo brasileiro, considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica, método inovador para alfabetização de adultos. 

  • “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.” – Nelson Mandela

Nelson Mandela foi um advogado, líder rebelde e presidente da África do Sul de 1994 a 1999, vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1993 e considerado o mais importante líder contra a opressão racial.

  • “O ser humano é aquilo que a educação faz dele.” – Immanuel Kant

Immanuel Kant é um dos filósofos mais estudados na Era Moderna, seus trabalhos são o ponto de partida e um dos principais pilares para a filosofia alemã.

Instituições como o Reação desempenham um papel de grande importância neste processo de aprendizagem. Continuamos a fazer a diferença na vida de crianças e jovens pois contamos com parceiros e voluntários que dividem dos mesmos valores. A busca incessante pelo saber é o que move vidas e transforma realidades!



Skip to content