Reação Escola Faixa Preta

O projeto socioesportivo Reação Escola Faixa Preta oferece aulas de judô e jiu-jitsu a crianças, adolescentes e jovens entre 4 e 29 anos, moradores de comunidades em situação de vulnerabilidade, trabalhando os princípios e valores do esporte.

 

As atividades são focadas em 3 dimensões diferentes (a técnica da arte marcial, a condição motora dos alunos e a metodologia de valores O Caminho). Além disso, todos eles praticam, de forma integrada ao judô, a técnica da Meditação Transcendental durante as aulas.

 

A proposta do programa é desenvolver não somente as técnicas dessas modalidades esportivas, mas contribuir para o desenvolvimento social e humano, formando faixas pretas dentro e fora do tatame.

Metodologia O Caminho

 

O Instituto Reação utiliza a metodologia de valores “O Caminho” para o ensino da arte marcial, onde enfatiza para cada fase da aprendizagem – Construir, Conquistar e Compartilhar – valores inspirados no Judô e no Bushido (Código do Samurai), como coragem, humildade, disciplina, ippon (excelência), honra e Jita Kyoei (solidariedade).

A cada semestre um valor é trabalhado nas aulas de judô, onde os senseis realizam atividades de sensibilização com os alunos, trazendo a reflexão de ensinamentos importantes tanto no esporte quanto na vida.

Coragem

Humildade

Disciplina

Honra

Ippon

Jita Kyoei