Perguntas Frequentes

O que é o Instituto Reação?

O Instituto Reação é uma organização não governamental que promove o desenvolvimento humano e a integração social por meio do esporte e da educação, fomentando o judô desde a iniciação esportiva até o alto rendimento. A proposta é utilizar o esporte como instrumento educacional e de transformação social, formando faixas pretas dentro e fora do tatame.

Quais são as atividades oferecidas pelo Instituto Reação?

O Instituto Reação atua com três programas principais, oferecendo judô, jiu-jitsu e educação aos alunos atendidos. São eles:

 

Reação Escola Faixa Preta, que oferece aulas de judô e jiu-jitsu a mais de 2000 crianças, adolescentes e jovens entre 4 e 29 anos, moradores de comunidades em situação de vulnerabilidade, trabalhando os princípios e valores do esporte;

 

Reação Educação, que atua de forma complementar com oficinas pedagógicas, buscando construir um olhar crítico e uma postura ativa em nossos alunos, ampliando a noção de que todos são atores importantes para a transformação da sociedade;

 

Reação Olímpico, que tem como objetivo desenvolver atletas de alto rendimento para que participem de competições nacionais e internacionais. O programa oferece treinamento esportivo de judô a mais de 200 atletas, com mais de 11 anos, em dois Centros de Treinamento Esportivo de Alto Rendimento: Rocinha e CDD-Taquara. Além disso, desenvolvemos ações complementares, como a Meditação e o programa Bolsas de Estudo, que amplia o acesso à educação de nossos alunos através do ingresso deles em escolas e universidades particulares com o apoio de padrinhos, madrinhas e instituições parceiras. Nossos beneficiados também têm a disposição apoio de nossa equipe socioassistencial, com psicólogas e assistentes sociais, que desenvolvem ações individuais e em grupo atuando na garantia de direitos de nossas crianças e jovens.

 

Mais recentemente, demos início ao Reação Com Elas, cujo objetivo é fortalecer vínculos entre a família e os alunos, estimular a colaboração entre as mulheres, aumentar a frequência das crianças nas aulas, empoderar as participantes e promover os valores do Reação.

A quem são destinadas as atividades do Instituto Reação?

As atividades do Reação nos programas Reação Escola Faixa Preta e Reação Educação são destinadas para crianças, adolescentes e jovens entre 4 e 29 anos. Já os treinos do Reação Olímpico não tem uma idade limite, já que depende do condicionamento físico e interesse do atleta em continuar treinando e competindo. Também atuamos com foco nas famílias de nossas crianças e jovens, com encontros que discutem assuntos relacionados ao cotidiano delas, o território em que estão inseridas, a garantia de direitos e o funcionamento da rede socioassistencial, entre outros.

As atividades do Instituto Reação são gratuitas?

Sim, todas as nossas atividades são gratuitas.

Como faço para inscrever minha filha (o)?

O Instituto Reação tem três entradas de alunos por ano, que chamamos de Boas-Vindas. Geralmente elas acontecem em fevereiro/março, maio e agosto/setembro. Fora desses períodos não há entrada de novos alunos. Antes das datas previstas para matrícula, divulgamos em nossas redes sociais as vagas abertas por faixa etária. Recomendamos entrar em contato com o polo de interesse e realizar uma pré-inscrição. O cadastro será validado nos meses especificados acima.

Quais são os documentos necessários para realizar a matrícula?

  • Cópia da certidão de nascimento ou cópia da carteira de identidade do aluno
  • Cópia do CPF do aluno, caso ele tenha
  • Cópia da carteira de identidade e do CPF do responsável
  • Cópia do comprovante de residência
  • Cópia do cartão de vacina
  • Atestado médico
  • Declaração escolar atualizada
  • Cópia do último boletim escolar
  • Tipo sanguíneo
  • 2 fotos 3×4

Quero ser atleta do Instituto Reação. Como faço para integrar o time de Alto Rendimento?

Os atletas que tiverem interesse em entrar para o time Reação devem enviar um currículo esportivo para o e-mail olimpico@institutoreacao.org.br. O currículo será analisado pela equipe de alto rendimento e, de acordo com a análise, a pessoa será chamada para um teste presencial.

Vocês atendem pessoas com deficiência?

Sim. Somos uma instituição que trabalha a inclusão em todos os nossos programas e já atendemos crianças com autismo, deficiência intelectual e algumas com mobilidade reduzida. Ao entrar para o Reação, os alunos com algum tipo de deficiência passam por uma avaliação da equipe de atenção social e educadores para que a inclusão seja feita de forma individualizada e respeitando o tempo e as necessidades de cada um. Caso tenha dúvidas, entre em contato com o polo desejado no telefone que consta aqui.

O Instituto Reação está em quais estados?

O Reação desenvolve seu trabalho nos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso, em onze polos: Rocinha (RJ), Cidade de Deus – Taquara (RJ), Cidade de Deus – Polo de Iniciação (RJ), Tubiacanga (RJ), Pequena Cruzada (RJ), Rocha Miranda (RJ), Solar Meninos de Luz (RJ), Cidade Alta (MT), São Paulo(SP), Três Barras (MT), Tibau do Sul (RN) e Belo Horizonte (MG). Conheça nossos polos.

Como faço para entrar em contato com a equipe do Reação?

Você pode entrar em contato conosco através do e-mail institutoreacao@institutoreacao.org.br ou pelas nossa redes sociais (Facebook e Instagram).

Skip to content