O que é Marketing Social e como implementar na sua empresa

O que é Marketing Social e como implementar na sua empresa

Marketing é um conjunto de ações voltadas para promover uma marca e torná-la conhecida do público, aumentando, assim, seu poder de venda. Já o Marketing Social, uma categoria dentro do marketing, é voltado para a criação de campanhas que tem o impacto social como objetivo principal.

A intenção dessa estratégia não é divulgar produtos, serviços ou reforçar o nome de uma empresa, mas defender e contribuir para uma causa de interesse público.

Como isso influencia no desenvolvimento de projetos sociais e no crescimento da empresa envolvida na ação? Como implementá-lo? É o que vamos discutir neste post!

O que é Marketing Social?

Nessa estratégia, as campanhas de marketing estão vinculadas a uma instituição, pública ou privada, e tem como objetivo principal promover a causa que é defendida por ela.

Ou seja, o Marketing Social relaciona a imagem de uma instituição, ONG ou projeto a uma marca/empresa, atraindo seu público para a questão que está sendo abordada e incentivando a participação da sociedade.

Qual a importância e vantagens do Marketing Social?

As empresas, que antes eram sinônimo apenas de lucratividade, estão cada vez mais interessadas em promover e participar de ações que influenciem positivamente a vida das pessoas.

Um dos motivos que levaram a essa mudança de mentalidade foi a necessidade de se posicionar em prol de causas importantes para a sociedade. Aqui, vale lembrar que os consumidores estão cada vez mais conscientes, por isso, é comum se deparar com movimentos de boicote a empresas que tiveram atitudes ou comportamentos negativos, tanto sociais quanto políticos.

Assim, a importância do Marketing Social está em contribuir positivamente para as necessidades sociais, ao mesmo tempo em que melhora a imagem e avaliação da sua marca.

Para as ONGs e instituições que se tornam parceiras, a vantagem fica por conta da visibilidade que as campanhas geram, permitindo que mais pessoas conheçam seus projetos, além de legitimar e dar mais credibilidade às suas ações.

Como implementar essa estratégia na sua empresa?

Assim como em outras campanhas, as voltadas para Marketing Social também exigem planejamento e estratégia, indo muito além de apenas trocar a foto de perfil das redes sociais em favor de algo.

Para que traga resultados para a empresa e para a instituição envolvida, é preciso atentar-se a alguns pontos, um deles é a escolha da causa.

É importante optar por uma que a empresa realmente acredite ou que tenha relação com o que a marca oferece. Essa escolha é fundamental para que o processo de comprometimento aconteça naturalmente, além de ajudar no desenvolvimento das demais etapas.

Além disso, escolher uma causa que esteja alinhada ao conceito da marca facilita a associação do público e incentiva sua participação.

O Instituto Reação, por exemplo, trabalha desde 2003 com crianças e adolescentes de comunidades do Rio de Janeiro e de Cuiabá. Através do esporte e da educação, a proposta do Reação é promover a inclusão social e o desenvolvimento humano.

Sua marca de identifica com o nosso ideal? Então acesse nosso site, conheça todos os projetos e saiba como colaborar.



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