Como aproveitar a Black Friday e ser solidário?

Como aproveitar a Black Friday e ser solidário?

A chegada da Black Friday nos traz a oportunidade de comprar diversos produtos e serviços a preços menores do que os praticados no restante do ano.

Porém, será que tudo o que pretendemos adquirir nessa sexta-feira de descontos é realmente necessário?

Para responder a essa questão é preciso pensar em alguns pontos, tais como: o consumo consciente  e os impactos econômicos, ambientais e sociais gerados por nossas decisões de compra.

Quanto a esse último ponto, também seria bem interessante considerar uma maneira de aproveitar as ofertas da Black Friday e, ao mesmo tempo, fazer uma doação para projetos sociais.

Afinal, essa atitude lhe permitirá aproveitar todos os descontos sem deixar de apoiar causas importantes.

Confira como isso é possível!

Transforme o consumo da Black Friday em solidariedade

Sejamos sinceros: quem não quer aproveitar o período da Black Friday para comprar, mais barato, algo que deseja há muito tempo, não é?

Pra melhorar ainda mais a vida do consumidor, no Brasil, a Black Friday não se restringe apenas à sexta-feira de descontos. Não! Muitos varejistas prolongam essa ação promocional por semanas. Por isso, esse período de descontos é uma excelente oportunidade para economizar. No entanto, não podemos permitir que o consumismo nos faça deixar de lado nosso apoio e participação em diferentes causas sociais.

Por mais que muitas pessoas colaborem, infelizmente, o Brasil ocupa apenas a 122ª posição no ranking de países mais solidários, segundo um levantamento da Charities Aid Foundation (CAF).

Isso quer dizer que muito poderia ser feito, mas ainda estamos depositando nossos recursos em aquisições que não trarão impacto positivo para a sociedade onde vivemos.

Aqui, é importante deixar bem claro que não estamos dizendo para você deixar de comprar o que pretende na Black Friday. Ao contrário disso, a ideia é mostrar que é possível transformar o consumo da Black Friday em solidariedade.

Muitas empresas unem as duas propostas, ou seja, aderem a temporada  de descontos e destinam parte das suas vendas à  projetos sociais.

Procurando por marcas que estão trabalhando dessa forma, você não perde as chances oferecidas pela Black Friday e, ao mesmo tempo, ajuda a aumentar o volume de doações realizadas.

Parceria entre empresas e OSCs na Black Friday

Além das empresas que estão unindo descontos à  causas sociais, o meio de pagamento que você utilizar na Black Friday também pode fazer a diferença.

A Visa, empresa multinacional de serviços financeiros, por exemplo, conta o projeto Visa Causas.

Funciona da seguinte forma: a cada compra realizada com um cartão que leva essa bandeira, um determinado valor é doado pela Visa para a causa escolhida pelo cliente, sem gerar a ele qualquer gasto extra.

Para participar, o cliente deve:

  • acessar a página do projeto;
  • escolher suas causas, que são animais, crianças, educação, idosos e saúde;
  • escolher uma instituição específica ou uma causa de modo geral;
  • informar os dados solicitados.

A partir desse cadastro, todas as compras que realizar com o seu cartão Visa resultarão, automaticamente, em uma doação para a causa ou instituição escolhida por você pelo período de dois anos, podendo ser renovado.

Doe para o Instituto Reação com o Visa Causas

O Instituto Reação é uma das OSCs que participam do Visa Causas. Você pode colaborar com os  nossos projetos sem custo adicional às suas compras, tanto na Black Friday quanto nas demais datas.

Para isso, basta fazer o cadastro no site da Visa e escolher a causa “Crianças e Adolescentes” e, sem seguida, clicar no ícone do Instituto Reação.

Não deixe de ler: “5 motivos para você apoiar o Reação com seu cartão Visa

A sua doação é muito importante para nós. Por isso, apoie com o seu Visa ou confira outras formas de contribuir conosco!



Skip to content