Como manter seu filho motivado na escola

Como manter seu filho motivado na escola

Com a volta às aulas se aproximando, muitos pais se questionam como despertar novamente o interesse dos filhos pelos estudos e, assim, manter sua motivação na escola.

Mas a retomada ao ritmo não acontece apenas depois desse período de descanso. Mesmo durante o ano letivo, não é raro crianças e adolescentes perderem o foco e se sentirem desmotivados a continuar.

Quando isso acontece, é essencial que os pais percebam e tomem atitudes que ajude a contornar a situação, evitando que o desempenho escolar e o aprendizado sejam prejudicados.

Está passando por um momento assim? Então veja algumas dicas de como agir e contribua ainda mais com o futuro do seu filho.

Motivação na escola: o que pode ser feito?

Quem não gostaria de passar o dia inteiro brincando, passeando ou conversando com os amigos? Se até nós já passamos por isso, imagine essa geração que está sempre conectada, cheia de novidades e com um mundo inteiro para ser explorado.

No entanto, para garantir que possam ter tudo que estão idealizando hoje, é essencial que os pais ajudem seus filhos a se manterem motivados na escola.

Ainda que pareça uma tarefa complicada, existem algumas estratégias que você pode utilizar.

Participe das atividades

Participar das atividades, lições e trabalhos escolares dos filhos é um pouco mais fácil quando ainda são pequenos. As crianças, por estarem em fase inicial de aprendizado, dependem muito mais dos pais para cumprirem suas tarefas.

Conforme vão ficando mais velhas e entrando na adolescência, a tendência é buscarem mais autonomia em suas atividades. Cabe aos pais, respeitando a personalidade e individualidade de cada filho, encontrar maneiras de participarem do fluxo escolar.

Ainda que não precisem de apoio direto para os deveres nessa fase, é fundamental conversar sobre o andamento das aulas, perguntar se estão gostando ou não, quais dificuldades estão tendo na escola, entre outras abordagens.

Não relacione a escola a algo negativo

Na tentativa de incentivar e aumentar a motivação na escola, muitos pais caem no erro de chamar a atenção, brigar ou mesmo colocar de castigo, tirando da criança ou do adolescente algo de que gostem muito.

Abordagens assim tendem a criar bloqueios e até resistência emocional, fazendo com que se relacione os estudos a um sentimento ruim ou punitivo. A ideia é justamente contrária, mostrar o quanto o aprendizado será essencial futuramente.

Foque nos sonhos

Por falar em futuro, uma maneira de incentivar que seu filho estude mais e de forma satisfatória, é reforçando seus sonhos e objetivos. Sabe aquela pergunta “o que você quer ser quando crescer?” Ela é uma excelente maneira de lembrar que, para chegar lá, é preciso muita dedicação e conhecimento.

Crie um sistema de recompensas

Indo na contramão das punições citadas anteriormente, temos o sistema de recompensas, que nada mais é do que recompensar o estudante por uma meta alcançada. Pode ser uma nota maior, mais horas dedicadas ao estudo, enfim, algo no qual ele precisa ser mais estimulado a fazer.

No entanto, é fundamental cumprir o prometido e deixar claro que, mais importante do que ganhar o prêmio, é o conhecimento que será adquirido com essa dedicação.

Entenda os motivos de não querer estudar

É bastante comum uma criança ou adolescente perder a motivação de ir à escola por motivos alheios ao aprendizado em si. O bullying, por exemplo, pode ser uma dessas razões, assim como o horário das aulas também — têm alunos que são mais produtivos pela manhã e estudam à tarde, e vice-versa.

A ideia é conversar com o seu filho, descobrir a razão que o fez perder o interesse pelos estudos e, juntos, encontrarem a melhor solução.

Motivação na escola: por que é tão importante?

Ter motivação na escola garante um futuro melhor para nossas crianças e adolescentes. Aqui, no Instituto Reação, por exemplo, é fundamental que todos estejam matriculados na escola e tenham boas notas.

Para incentivar ainda mais o gosto pelo aprendizado e conhecimento, temos o programa Reação Educação. Através de projetos pedagógicos anuais, nossos alunos são estimulados e desenvolvem competências socioemocionais e cognitivas, de acordo com a idade.

Quer saber mais como funciona? Acesse este link e conheça todos os detalhes do Reação Educação.



Skip to content