Confira 6 dicas para fazer trabalho voluntário e transformar vidas!

Confira 6 dicas para fazer trabalho voluntário e transformar vidas!

O trabalho voluntário é uma forma de ajudar os outros, mas também a si mesmo. Pesquisas apontam que atos como este deixam as pessoas mais felizes

Mas o voluntariado vai muito além disso. Se dedicar a uma causa na qual acredita é contribuir para que ela aconteça e, com isso, mudar a vida de muitas pessoas. Afinal, o que pode parecer pouco para você, muitas vezes é grandioso para quem recebe. 

Se você nunca fez trabalho voluntário, mas tem interesse, neste post vai conhecer a importância dessa atividade e 6 dicas de como começar.

Como funciona o trabalho voluntário

O trabalho voluntário consiste em oferecer o seu tempo a algum projeto social ou instituição sem receber qualquer valor financeiro em troca. É como se você “trabalhasse” naquele local, mas sem pagamento de salário.

Muitos têm dúvidas de como podem contribuir e se tornar um voluntário. A verdade é que existem diversas maneiras de fazer isso e ajudar o próximo.

Por exemplo, você pode fazer um trabalho voluntário aplicando os conhecimentos da sua área de atuação. Dentistas, professores, médicos, eletricistas, marceneiros, cozinheiros, entre outros, são profissionais bastante necessários em ações de voluntariado e que fazem falta no dia a dia de ONGs e instituições.

Não tem esse tipo de formação? Sem problemas! Você pode fazer um trabalho voluntário de outra forma, tais como, lendo para crianças e idosos, ajudando na monitoria, auxiliando em serviços administrativos e muito mais.

Os projetos sociais, ONGs e demais instituições funcionam como verdadeiras empresas. Ou seja, além do contato direto com as pessoas assistidas, muito precisa ser feito “nos bastidores” para que o projeto aconteça.

Desde dobrar roupas para serem doadas, montar sacolas com mantimentos, entregar doação etc. Ou seja, para quem está disposto a trabalhar como voluntário, atribuições não faltam!

Motivos para fazer trabalho voluntário

O trabalho voluntário tem como objetivo principal ajudar o próximo. No entanto, quem doa o seu tempo para isso acaba se beneficiando também, conforme mencionamos anteriormente.

Além de promover o sentimento de alegria e satisfação por fazer algo a alguém, esse tipo de atitude ajuda a conhecer outras realidades e a mudar a maneira como vemos o mundo.

Não se pode esquecer que a sua atuação como voluntário também ajuda na construção de uma sociedade melhor.

Dia após dia os projetos sociais contribuem para melhorar um pouco a vida de quem tem menos recursos. E você pode fazer parte desse futuro mais digno e justo.

Não deixe de ler “Trabalho voluntário: 10 razões para se tornar voluntário em uma ONG

6 dicas para se tornar um voluntário

Percebeu como fazer um trabalho voluntário é importante para o outro, mas também para quem dedica o seu tempo?

Se você se interessou em ajudar dessa forma, mas não sabe por onde começar, veja estas dicas:

  1. Comece analisando como pode contribuir, por exemplo, dedicando o seu tempo e ajudando no que for preciso ou oferecendo uma de suas habilidades profissionais;
  2. Procure causas com as quais se identifica e que gostaria de ajudar;
  3. Entre em contato com o projeto social, ONG ou instituição escolhida e verifique o que é preciso para fazer trabalho voluntário com eles;
  4. Acerte os detalhes, tais como, quais dias da semana você irá para o projeto, horário, regras, alimentação etc;
  5. Inicie as suas atividades e, se possível, descubra outras maneiras de colaborar para o crescimento do projeto;
  6. Incentive amigos e familiares a também iniciar um trabalho voluntário.  

Quer uma dica extra de um local para fazer o seu trabalho voluntário? Conheça mais sobre o Instituto Reação e venha com a gente fazer a diferença!