Dia da Educação – 5 professores que marcaram a história

Professor dando aula no Dia da Educação

Dia da Educação – 5 professores que marcaram a história

Dia 28 de abril é celebrado o Dia Mundial da Educação. A data, comemorada em mais de 160 países há 23 anos, é um marco para o compromisso com o desenvolvimento da educação ao redor do mundo.

Dia Mundial da Educação

Segundo o Ministério da Educação, o Brasil é um dos 164 países que comemora o Dia Mundial da Educação, criado em 28 de abril de 2000 no Senegal como forma de assumir um compromisso internacional com o desenvolvimento da educação, estabelecendo metas globais e nacionais. Essa data tão importante serve como lembrete para a importância da educação para o desenvolvimento social e individual, em especial para crianças e jovens.

O Instituto Reação acredita no poder da educação, e atua para criar um mundo com mais oportunidade e igualdade através de projetos educacionais e esportivos. Por isso, escolhemos essa data para compartilhar a história de 5 professores que marcaram a história e transformaram vidas!

5 professores que marcaram a história

Stephen Hawking
Nascido em Oxford, Stephen Hawking (1942-2018) foi um físico teórico, cosmólogo e professor britânico, conhecido por suas teorias revolucionárias sobre espaço-tempo e buracos negros. Ele deixou um legado de mais de dez livros, incluindo “Uma Breve História do Tempo”, seu livro mais conhecido. Hoje, é considerado um dos maiores cientistas de nosso tempo, inspirando séries, filmes e livros biográficos.

Albert Einstein
Albert Einstein (1879-1955) foi um físico alemão que desenvolveu a teoria da relatividade, um dos pilares da física moderna, recebendo o Prêmio Nobel da Física em 1921 por todas as suas contribuições para a ciência. Einstein foi professor em várias instituições de ensino superior, como a Universidade de Berna, na Suíça; a Universidade Carolina, em Praga; e o Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, e é considerado um gênio por suas teorias e descobertas inovadoras.

Hannah Arendt
Hannah Arendt (1906-1975) foi uma filósofa política alemã-judaica conhecida como “a pensadora da liberdade“. Seus estudos sobre igualdade e liberdade política são considerados fundamentais para as democracias modernas. Durante o regime nazista, ela se mudou para os Estados Unidos e lecionou em universidades renomadas, se tornando uma das vozes mais influentes da filosofia do século XX.

Marie Curie
Marie Curie (1867-1934) foi uma cientista polonesa conhecida por suas descobertas pioneiras na área da radioatividade e dos elementos químicos Polônio e Rádio, em conjunto com seu marido Pierre Curie. Ela foi a primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel, recebendo-o duas vezes em Química e Física. Professora desde os 18 anos, tinha como missão o ensino de mulheres que eram proibidas de estudar, desafiando políticas do regime russo.

Paulo Freire
Paulo Freire (1921-1997) foi um professor e filósofo brasileiro, considerado o patrono da educação brasileira e um dos mais importantes na área da pedagogia. Sua obra “Pedagogia do Oprimido” é amplamente citada em trabalhos acadêmicos e defende uma abordagem libertária e humanista, sendo uma referência para a educação moderna mundial com um impacto inegável na forma como professores ensinam ao redor do mundo.

Poderíamos citar milhares de professores que transformam vidas. Afinal, professores plantam sementes todos os dias em salas de aula ao redor do mundo. Você acredita no poder da educação? Junte-se a nós! 



Skip to content