Dia de Doar: saiba tudo sobre a campanha mundial de doação

Dia de Doar: saiba tudo sobre a campanha mundial de doação

Incentivar as pessoas a se tornarem mais generosas e solidárias. Esse é um dos principais objetivos do Dia de Doar.

A ação, criada nos Estados Unidos, ganhou o mundo e já conta com a participação de mais de 45 países, incluindo o Brasil.

Você ainda não conhece essa campanha? Então continue neste post que vamos esclarecer sua origem, seus objetivos e o porquê sua participação é tão importante. Vem com a gente!

O que é o Dia de Doar?

O Dia de Doar surgiu em 2012 e foi criado por uma organização de Nova York chamada 92Y.

Com o nome de Giving Tuesday (terça da doação), ele vêm logo após campanhas como a Cyber Monday e a Black Friday, justamente como uma resposta pacífica e uma chamada à reflexão ao consumismo.

Aqui no Brasil, o primeiro Dia de Doar foi realizado em 2013. Organizado pelo Movimento por uma Cultura de Doação da ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos –  ele conta com o apoio de organizações e pessoas que visam promover a cultura da doação no nosso país.

Por que doar?

A vida é feita de trocas e são elas que nos transformam em seres mais completos. Ao fazer uma doação, seja de tempo, seja de valores ou de bens materiais, compartilhamos com o outro o que há de melhor em nós.

Dessa forma, contribuímos pouco a pouco para que o mundo se torne um lugar melhor tanto para nós quanto para a sociedade de maneira geral.

Mais que preencher algo que falta no próximo, o ato de doar ajuda a construir sonhos e tornar a vida humana mais digna e justa. Por isso, o Dia de Doar é tão importante, mas também pode se tornar um hábito e fazer parte da sua realidade em diversos outros dias do ano.

Como escolher uma ONG para fazer sua doação?

Quando falamos em doação, muitas pessoas pensam somente nas contribuições em dinheiro, o que acaba, inclusive, afastando a participação de muitas delas. No entanto, o Dia de Doar incentiva qualquer tipo de colaboração.

A ideia é participar com o que de melhor você pode oferecer e está ao seu alcance. Seja uma doação de sangue, participar de algum trabalho voluntário, compartilhar seus conhecimentos, ajudar sua comunidade com algo que ela esteja precisando, entre outras coisas. Enfim, são muitas as possibilidades.

A melhor maneira de escolher qual ONG vai receber sua contribuição é decidindo por aquela que trabalha com causas nas quais você acredita. Dessa forma, estará dando forças para o projeto e colaborando com o seu crescimento.

Descubra como doar para o Instituto Reação

O Dia de Doar nos Estados Unidos é realizado sempre na primeira terça-feira após o Dia de Ação de Graças. No Brasil, este ano ele será no dia 3 de dezembro, mas o Instituto Reação conta com a sua colaboração durante todo o ano para seguir adiante.

Desde 2003, o Instituto Reação, que é uma organização não governamental, trabalha com crianças e adolescentes de comunidades carentes promovendo a inclusão social e o desenvolvimento humano por meio da educação e do esporte.

Com polos no Rio de Janeiro e em Cuiabá, hoje, são mais de 1.600 jovens atendidos. Se você se identifica com a nossa causa, venha reagir com a gente! Seja um doador ou um voluntário. Acesse https://doacao.institutoreacao.org.br/ e descubra como!



Skip to content