Felipe Caus

“O Reação para mim é tudo. Graças ao projeto mudei 100% . Eu não tinha oportunidades, hoje moro nos Emirados e faço questão de representar o projeto aonde eu for. Vi de perto o poder transformador do esporte.”

Felipe Sousa da Silva, mais conhecido como Felipe Caus, faz parte da nossa história desde o início, ainda no Projeto EducAção Criança Futuro, nos anos 2000, projeto liderado por Pedro Gama Filho. Nessa época, aos 13 anos, Felipe foi apresentado ao mundo do judô e do jiu-jitsu e nunca mais se distanciou destes esportes. Faixa preta nas duas artes marciais e instrutor de defesa pessoal, treinava no polo Rocinha onde foi aluno, atleta de judô e jiu-jitsu, além de voluntário e colaborador.

 

Enquanto atleta de judô, ficou em 1° lugar em todos os campeonatos Inter Reação dos quais participou, além de ter conquistado medalhas nos Campeonatos Carioca e Estadual entre 2004 e 2013. Competindo pelo jiu-jitsu, foi o primeiro Rei do Solo no evento interno Rei e Rainha do Solo, e tem no currículo diversas conquistas importantes na faixa preta de jiu-jitsu, entre os anos 2015 e 2017, como os títulos de campeão Sul Americano Gi, Nogi CBJJP, Campeonato Estadual, Copa do Brasil CBJJD e Copa do mundo CBJJO.

 

Em 2018, Caus se mudou para os Emirados Árabes após anos tentando dar este passo importante na carreira. A mudança para outro país para viver profissionalmente da luta já estava em seus planos, mas a dificuldade com o inglês sempre era um obstáculo. Através da parceria do Reação com o Curso Brasas, Caus ganhou uma bolsa de estudos e passou a se dedicar ao domínio do idioma.

 

A oportunidade de sair do país veio em 2017, quando a equipe dos Emirados Árabes visitou a sede do Reação no Rio de Janeiro. Nos treinos, Caus conheceu um professor da delegação que virou seu padrinho no país onde foi morar. Atualmente trabalha em uma base militar como professor de artes marciais, close combat e self-defense.

Skip to content