Formatura da 2ª turma do programa Reação Com Elas tem a presença da atriz Dira Paes

Formatura da 2ª turma do programa Reação Com Elas tem a presença da atriz Dira Paes

No dia 30/11, aconteceu de forma virtual a formatura da 2ª turma do programa Reação Com Elas. Nesta edição, que foi totalmente online, participaram 19 mulheres dos polos Rocinha, Tubiacanga, Rocha Miranda e Taquara.

De forma descontraída, o último encontro teve a presença das mulheres participantes, a equipe de Atenção Social do Instituto Reação, a gerente executiva, Leriana Figueiredo, o presidente do instituto, Flavio Canto, a madrinha da turma, Betina Schmidt, e a psicóloga Camila Miranda, idealizadora da primeira edição do programa e voluntária nesta turma. As convidadas também tiveram uma grande surpresa com a participação da atriz Dira Paes no evento.

O propósito do programa é desenvolver atividades específicas para essas mulheres, com o objetivo de fortalecer vínculos entre a família e os alunos, estimular a colaboração entre elas, aumentar a frequência das crianças nas aulas, empoderar as participantes e promover os valores do Reação. As aulas foram divididas em quatro ciclos diferentes sobre os seguintes temas: Saúde, Trabalho, Família e Feminino.

Na cerimônia, a psicóloga Camila Miranda, idealizadora da primeira turma, falou sobre os desafios de realizar esta edição durante a pandemia.

“Queria agradecer, pois esse ano foi um grande desafio. Tivemos a ousadia de fazer o Reação com Elas na versão online e contamos com a grande vantagem de trazer a riqueza de quatro polos ao mesmo tempo, e conseguimos que toda a equipe de profissionais, supervisionada por mim na primeira edição, começasse a trabalhar junto esse ano. Agora, a equipe está muito preparada e estou muito confiante na expansão do projeto nos próximos anos. Foi muito rica essa experiência e estou muito satisfeita”, disse emocionada.

A madrinha desta edição, Betina Schmidt, ex-atleta de vôlei, modelo e empreendedora, também discursou para as participantes e falou como foi enriquecedor os últimos meses.

“Eu tive uma volta da minha infância, da minha adolescência. Fiquei muito feliz de escutar histórias que muitas vezes não foram a minha realidade, mas que me fizeram aprender muitas coisas. Eu sou muito feliz e estou muito grata por estar fazendo parte desta família”, disse.

O fundador presidente do instituto, Flavio Canto, disse o quanto estava orgulhoso com os rumos do programa e falou da expansão do Reação Com Elas para o futuro.

“Para mim é o maior orgulho ver o projeto crescendo, vocês juntas, unidas, e cada vez pensando maior, pensando grande sempre. O que vocês fazem nos encontros do Reação Com Elas é compartilhar repertório, então essa força quando a gente se junta, se ouve, quando a gente fala, tem um poder que vocês estão percebendo que é transformador demais. Pretendemos ficar maior e levar esse projeto para mais mulheres, e contamos com vocês para compartilharem essa experiência. Parabéns para todas”.

Para Maria das Dores da Silva Mendonça, integrante representando o polo CDD-Taquara, a participação nesta edição só trouxe benefícios para sua vida.

“O Reação Com Elas abordou temas essenciais para um novo olhar em algumas situações, fazendo com que possamos ampliar nossos horizontes. As oportunidades surgem, mas necessitamos de uma mudança interna para que haja possibilidade de crescimento pessoal e profissional. Os encontros do Reação Com Elas nos ensinaram a saber identificar o nosso papel na sociedade e aprendi como me posicionar em diversas situações em família, assim como me valorizar e comportar emocionalmente diante de determinadas circunstâncias. Só tenho a agradecer por participar e aprender com esta equipe fantástica”, relatou.

A atriz Dira Paes foi a convidada especial para a cerimônia e também discursou para as mulheres no encerramento desse ciclo.

“É emocionante demais quando temos formandos. Formatura é uma cerimônia de congraçamento, de dizer que não se faz nada sozinho, de que o outro é sempre a sua referência, é o seu espelho, que se está bem para o outro, está melhor para você. Eu acho que vocês desenvolvem um esporte que vai além da ideia física do que é o esporte. Ele congraça mulheres, homens, crianças, adultos, numa realidade que é trazer para si possibilidades, não acreditar nos ‘nãos’, aprender com os ‘nãos’, mas não se satisfazer com eles. Então eu acho que hoje é um dia de festa, de aplausos, então parabéns. Para mim é uma honra gigante ter sido convidada para estar aqui hoje”.

Certificados e brindes para todas Elas

 

Devido a pandemia, a formatura não teve uma comemoração física para o encerramento deste ciclo, mas todas elas ganharão um certificado de participação e um brinde com kits de cuidados pessoais. O presente foi elaborado pela madrinha Betina Schmidt com a ajuda de alguns parceiros, como a OH A ÁGUA, Granado Pharmácias, Riô Biocosméticos, Beauty 4 Fun e LIVE! Obrigada a todos pela doação dos itens para este kit tão especial.

Agradecemos também a todas a mulheres voluntárias que doaram seu tempo e conhecimento ofertando as oficinas para os encontros do Reação Com Elas. Foram elas: Maria Valdelina Monteiro, Maria Elisabete Mendes Marques, Daniela Generoso, Shirley Carr Heil, Delaise Pimentel, Mariana Melo e Márcia de Souza Mello.

Não poderíamos deixar de agradecer nossa equipe do Reação que trabalhou muito para que tudo funcionasse bem. Arigatô, equipe.



Skip to content