Neste Dia da Juventude, entenda a importância do jovem para o futuro da sociedade

Neste Dia da Juventude, entenda a importância do jovem para o futuro da sociedade

O que podemos fazer hoje para os jovens do futuro? Considerando que essa parcela da população é quem vai assumir a força de trabalho e atuar em áreas como saúde, educação, economia e outras, prezar pelo amanhã delas é uma maneira de impactar positivamente também no nosso futuro.

A participação do jovem na sociedade é tão importante que existe até um dia específico para celebrar esse grupo.

No Brasil, o Dia da Juventude é comemorado em 22 de setembro. Entre os motivos dessa data, está o fato de que os jovens têm grande importância em diferentes conquistas históricas para o nosso país, incluindo questões políticas.

Essa comemoração foi incentivada pelo Dia Internacional da Juventude, celebrado em 12 de agosto, que foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 1985.

O objetivo da data é conscientizar as pessoas da relevância  que os jovens têm  sobre decisões importantes que afetam à  sociedade, bem como marcar o compromisso do mundo com a garantia dos direitos dos jovens.

Mas o que nós podemos fazer agora para entregar um futuro melhor para esses jovens? A educação e o esporte são dois bons caminhos.

Jovens do futuro: o que esperar?

A partir do momento que se entende que os jovens do futuro é quem vão tomar as decisões para a sociedade de amanhã, fica mais fácil compreender porque é tão importante apoiá-los agora.

Os adolescentes que você vê nas ruas, festas, redes sociais, ou mesmo na sua própria família, são os médicos, educadores, políticos e diversos outros profissionais que estarão atuando em alguns (poucos) anos.

Considerando isso, o que podemos entregar hoje para um amanhã melhor e mais promissor para eles e para nós mesmos?

O papel da educação e do esporte

Dizer que a educação é o melhor caminho para as crianças e jovens do futuro parece lugar-comum. No entanto, esse é um ponto que deve ser mencionado exaustivamente.

Um dos motivos é que, por mais que existam direitos garantidos (como os descritos no Estatuto da Criança e do Adolescente), os desafios que as crianças e adolescentes têm que enfrentar no nosso país ainda são muitos.

Violência e desigualdade de classe são apenas alguns dos problemas que podemos citar e que são diariamente enfrentados por centenas e centenas de jovens, impedindo-os, entre outras coisas, de terem acesso a uma educação de qualidade.

Por outro lado, também é possível ver cada dia mais ações e projetos, especialmente os promovidos pelas ONGs (Organizações Não Governamentais) que permitem mais inclusão e novas oportunidades aos futuros adultos.

Também por esse motivo, é tão importante investir em ONGs, pois são essas organizações que, muitas vezes, chegam onde o poder público ainda não atua.

No que diz respeito ao esporte, além dos benefícios para o corpo e para a mente, já conhecidos por todos, os jovens que têm a oportunidade de praticar alguma modalidade conseguem um melhor desenvolvimento moral e social.

Isso porque a prática de esporte dá a eles uma percepção melhor e mais acentuada de convivência em sociedade, respeito mútuo, atendimento de regras, compromisso com o coletivo, tomadas de decisões melhores e muitos outros comportamentos benéficos.

A junção da educação e do esporte, certamente, faz parte das soluções que proporcionam futuros melhores para os jovens, refletindo em toda a sociedade.

Concordando e apoiando esses pontos, o Instituto Reação realiza diversos trabalhos e ações, todos com o objetivo de preparar melhor crianças e jovens para o futuro e, dessa forma, também contribuir para um país melhor e mais igualitário.

Acesse agora o nosso site e conheça mais sobre o Instituto Reação e todos os nossos projetos.



Skip to content