Praticando o amor ao próximo! Conheça 4 atitudes que transformam a vida das pessoas

Praticando o amor ao próximo! Conheça 4 atitudes que transformam a vida das pessoas

Qual o significado de amor ao próximo para você? Se disser que é ajudar uma pessoa que precisa, não deixa de estar certo.

Amor ao próximo é estender a mão para os outros, muitas vezes desconhecidos, sem desejar nada em troca, a não ser o bem de quem está sendo ajudado.

É praticar a compaixão, ter empatia e se solidarizar com situações que não afetam diretamente a sua vida, mas comprometem o bem-estar, a saúde física, mental, emocional ou o futuro de outros.

Mas como colocar o amor ao próximo em prática? Há diversas atitudes que você pode tomar para isso. Confira 4 que separamos para lhe inspirar. 

Como praticar o amor ao próximo?

Praticar amor ao próximo é uma maneira de diminuir a dor do outro, uma ajuda que faz bem para quem recebe, mas que também pode contribuir para a sociedade como um todo.

Um detalhe que vale a pena ressaltar aqui é que essa é uma via de mão dupla. A partir do momento que você oferece auxílio a alguém, o seu dia também é modificado, e parte disso deve-se à sensação de satisfação e de alegria que esse ato proporciona.

Pensando em todo esse retorno positivo que envolve os dois lados, veja algumas formas de praticar o amor ao próximo para você se inspirar.

Cultive o hábito da solidariedade

Derivada da palavra francesa solidarité, solidariedade pode ser definida como a ação de ajudar outra pessoa ao identificar um problema que a aflige.

Em outras palavras, ser uma pessoa solidária é reconhecer o sofrimento alheio e buscar maneiras de resolvê-lo ou, ao menos, amenizá-lo.

A sua solidariedade pode, por exemplo, ser direcionada a uma pessoa em especial, ou a uma causa que beneficia vários indivíduos.

Seja qual for a extensão do seu ato solidário, ele é um ato de amor ao próximo que pode mudar a vida de muita gente, direta ou indiretamente.

Faça algum trabalho voluntário

O trabalho voluntário consiste na execução de alguma atividade sem que isso gere o recebimento de qualquer tipo de remuneração.

Ou seja, ser voluntário é dedicar o seu tempo em prol de algum projeto  no qual você acredita e quer que dê certo, mas sem receber valores financeiros para isso.

Esse trabalho voluntário pode ser feito de diversas formas. Por exemplo, é possível colaborar com os seus conhecimentos profissionais ou simplesmente se oferecer para fazer o que for preciso dentro do projeto.

Compartilhe coisas boas

Praticar amor ao próximo nem sempre está relacionado a ações diretas. Ou seja, você pode ter atitudes no seu dia a dia que, de alguma forma, ajudarão outras pessoas.

As redes sociais, por exemplo, são usadas diariamente por milhares e milhares de pessoas. Que tal usar o tempo que se dedica ao seu perfil e compartilhar alguma postagem relevante?

Pode ser, por exemplo, posts de instituições e OSCs que precisam de alguma ajuda. Somente se atente para verificar a veracidade das informações antes de divulgar.

Apoie projetos sociais

Mas caso não possa realizar um trabalho voluntário ou prefira não fazer compartilhamento nas suas redes sociais, outra forma de praticar amor ao próximo é apoiando projetos sociais com doações em dinheiro.

Encontre uma causa na qual acredita e verifique as formas de doar.

Aqui no Instituto Reação, por exemplo, você pode contribuir para ampliar o acesso à educação doando para o programa Reação Bolsas de Estudo, que viabiliza o ingresso de alunos em escolas e universidades particulares com o apoio de madrinhas e padrinhos Seja um padrinho ou uma madrinha do Reação!



Skip to content