Reação Conecta, programa com foco em empregabilidade, encerra sua 1ª edição em parceria com a Amazon

Reação Conecta, programa com foco em empregabilidade, encerra sua 1ª edição em parceria com a Amazon

Na última quarta-feira, dia 16/12, o Instituto Reação realizou a formatura online da 1° turma do programa Reação Conecta, que tem foco na empregabilidade dos jovens atendidos pela organização. Na cerimônia, além dos alunos, participaram os educadores Mariana Barbosa e Pedro Aurélio, a assistente social Elaine Machado, a gerente executiva Leriana Figueiredo e as colaboradoras da Amazon, Victoria Garcia e Fernanda Campos.

A primeira edição do programa piloto começou em setembro e teve encontros semanais com 25 alunos, com o objetivo de desenvolver habilidades socioemocionais, profissionais e sociais muito requisitadas atualmente no mercado de trabalho. Os conteúdos abordados foram os seguintes: Novas configurações do mercado de trabalho, Mundo VUCA e Quarta Revolução Industrial, Habilidades Comportamentais, Liderança, Empreendedorismo, Ferramentas tecnológicas, Aprendiz Legal (Questões legais), Documentação pessoal e Oficina de currículo.

Para a jovem Taissa Barros, de 17 anos, a experiência de participar do projeto foi muito positiva.

“Durante as oficinas recebi dicas que me ajudaram bastante e nas aulas foram tratadas diversas coisas, como preparar um currículo melhor, utilização do e-mail, sobre como agir em trabalho em grupo e lidar com o público. Então, foram informações que somaram muito na minha vida. Me sinto muito grata por ter acesso à essas aulas, pois nem todas as pessoas têm. É bom porque somos novos e vamos aprendendo, para quando entrarmos no mercado de trabalho já sermos um profissional com mais excelência. Agradeço ao Reação pela oportunidade”, disse.

Nesta primeira edição, algumas oficinas foram feitas em parceria com a empresa Amazon. A participação da multinacional foi através de quatro webinars sobre os temas Carreira nos Recursos Humanos, Designer de Games, Marketing e Logística e Finanças e Direito. Os temas das palestras foram escolhidos após um levantamento com os alunos sobre quais carreiras eles mais tinham interesse em conhecer.

Para Victoria Garcia, da área de RH da Amazon, a parceria com o Reação foi muito especial e há planejamento para ações futuras com o mesmo grupo.

“Primeiramente, gostaria de agradecer a oportunidade de a gente conseguir fazer esse programa com vocês. Por que da mesma forma que vocês dizem que a gente contribui, nós também recebemos uma bagagem fazendo esse programa e foi incrível. Queria parabenizar o Reação e os alunos, porque não é fácil fazer tudo nesse período virtual. Então, continuem com essa garra de querer conhecer, aprender, todas as curiosidades que vocês têm. O que vem para 2021 é muito legal, já fizemos reuniões, e o feedback foi super positivo. Vem muita coisa ainda melhor para vocês”, falou Victoria.

A gerente executiva do Reação, Leriana Figueiredo, também discursou para a turma, agradecendo a educadora Mariana Barbosa pela condução dos encontros e dando parabéns aos alunos pelo fechamento deste ciclo.

“Gostaria de parabenizar a todos. Sabemos do desafio que é nesse momento de pandemia, ter acesso à tecnologia, à internet, ter concentração e compromisso com horário e vocês conseguiram superar tudo isso para chegar no dia de hoje. Espero que tenha sido proveitoso para vocês todos os conteúdos, as conversas e a convivência virtual. Também dou os parabéns a Mariana pela iniciativa. O Reação Conecta não para por aqui. Ainda vamos ficar de olho em vocês, em oportunidades, em outras ações para que possamos fortalecer ainda mais esse caminho. E o que o Reação puder fazer para colocar vocês no mercado de trabalho, vamos fazer. Essa é a nossa meta, essa é a nossa luta”, disse.

No fim do evento, a educadora Mariana Barbosa agradeceu a todos os alunos e a equipe por esta 1ª edição de sucesso.

“Muito obrigada a todos os alunos que aceitaram a nossa proposta e por terem chegado até aqui e também aos colaboradores do Reação que contribuíram para a realização do programa”.

Embora não tenha tido festa, todos os alunos ganharam um certificado de participação e um brinde oferecido pela Amazon, com um copo reciclável, um caderno de anotação, uma bolsa de pano e um power bank. Parabéns a todos pela formatura.



Skip to content