Rodrigo Borges

“Ingressei na faculdade e me formei em Educação Física graças ao projeto, que me deu uma perspectiva de vida muito diferente da que eu tinha antes. As crianças do Reação veem onde chegamos e têm aquela motivação, por saber que basta buscar que você consegue ser bem sucedido na vida”

Aluno da primeira turma do Instituto, Rodrigo Borges é um dos maiores exemplos de transformação e realização pessoal dentro e fora do tatame.
Morador da Rocinha, Rodrigo sonhava desde criança em fazer judô. Com 17 anos teve a oportunidade de entrar para uma academia onde iniciou a prática de lutas pelo jiu-jitsu. Seu grande encontro com o judô foi aos 19 anos, mais precisamente no ano 2000, quando conheceu o professor Pedro Gama Filho e o projeto EducAção Criança Futuro, onde Flávio Canto era voluntário. No ano seguinte recebeu uma bolsa de estudos na Universidade Gama Filho para cursar Educação Física, formando-se em 2007.

 

“O Flávio Canto diz que eu quebrei um círculo vicioso dentro da minha própria família ao ser o primeiro a fazer faculdade. Antes do judô, nem cogitava ter o terceiro grau. Achava que chegaria, no máximo, ao ensino médio, como minha mãe. Hoje sei que minha filha e netos irão seguir meu exemplo e terão diferentes perspectivas das que eu tinha quando era criança. A probabilidade de sucesso é muito maior.”

 

Um dos maiores impactos que o esporte lhe trouxe foi sair da vida em comunidade e poder proporcionar segurança e conforto com mais qualidade para sua família. Para que isso acontecesse, seu foco sempre foi a representatividade de valores éticos em todos os polos onde trabalhou: Rocinha, Tubiacanga, Pequena Cruzada e Rocha Miranda.

 

Atualmente é Sensei no polo Rocinha e também no Cicclo, dando aulas em escolas particulares do Rio.

Skip to content