20 nov Os benefícios do esporte para crianças e adolescentes
A Cada dia, nossos jovens têm a tecnologia como companheira dos seus momentos de lazer. No entanto, o esporte para crianças e adolescentes deve ser estimulado, especialmente por todos os benefícios que proporciona.
Além do desenvolvimento motor e cognitivo, a convivência com outras pessoas e a consciência social são altamente estimuladas.
Mas esses são apenas alguns pontos que a prática de atividade física melhora. Quer saber quais os outros? Basta continuar a leitura!
Por que o esporte para crianças e adolescentes é indicado?
Não restam dúvidas de quanto os exercícios físicos são essenciais para nos manter saudáveis, ajudando inclusive na prevenção de doenças.
No caso do esporte para crianças e adolescentes, a prática ajuda não apenas nessa questão, mas também no crescimento e no desenvolvimento físico, mental e emocional.
Veja abaixo alguns dos principais benefícios obtidos com os esportes.
Introduz hábitos saudáveis
A fase de desenvolvimento é a base para idade adulta. Incentivar a prática de esportes induz a bons hábitos e ajuda os jovens a desenvolverem a consciência e responsabilidade sobre a importância de cuidarem bem do seu corpo.
Ajuda na saúde física
O esporte para crianças e adolescentes ajuda em diversos pontos da saúde física e o desenvolvimento da coordenação motora é um bom exemplo. A prática dessas atividades colaboraram para que habilidades como correr e lançar sejam aprendidas de maneira natural.
Somado a isso, todas as partes do corpo são trabalhadas e beneficiadas, como por exemplo
- coração: melhora a circulação sanguínea e fortalece o músculo cardíaco;
- pulmão: melhora a oxigenação do sangue, aumenta a capacidade pulmonar e fortalece o diafragma;
- músculos: melhora o funcionamento das articulações e fortalece os músculos;
- ossos: ajuda na fixação do cálcio nos ossos e reduz o risco das meninas de desenvolverem osteoporose quando forem adultas.
Aqui, vale reforçar que o esporte é também um importante aliado no combate à obesidade infantil, que infelizmente está cada vez mais comum em função da má alimentação e do baixo gasto calórico.
Contribui para a saúde mental
A frase “mente sã, corpo são” também se aplica às crianças e adolescentes. O esporte ajuda no tratamento de problemas como déficit de atenção e dislexia, e também reduz as chances do desenvolvimento de quadros de ansiedade e depressão.
Os exercícios físicos também colaboram para uma melhor qualidade do sono, a controlar posturas agressivas e estimulam o raciocínio.
Ensina a lidar com regras e frustrações
O esporte para crianças e adolescentes também é um forte aliado na hora de ensinar como lidar com regras. As atividades coletivas contribuem também para o reconhecimento de hierarquias, respeito e disciplina.
A disputa saudável ajuda os jovens a entenderem e a saberem lidar com frustrações relacionadas a perdas, contribuindo com o amadurecimento.
Melhora o convívio em grupo e em sociedade
Outro importante benefício do esporte, principalmente os que têm práticas coletivas, é o aprimoramento da convivência em grupo e em sociedade.
As atividades físicas permitem que crianças e adolescentes aprendam a lidar com as diferenças e limitações de outras pessoas, e também apresenta a eles realidades diferentes das suas.
Aqui, no Instituto Reação, por exemplo, nosso trabalho com o judô ajuda na transformação não apenas dos nossos atletas, mas também de suas famílias e da sociedade da qual fazem parte.
Quer entender um pouco melhor sobre mais esse benefício que o esporte para crianças e adolescentes proporciona? Então acesse este link e conheça histórias de sucesso através do esporte.