Adriele da Penha Ribeiro já era aluna do Instituto Reação quando, em 2015, teve sua vida impactada ao receber uma bolsa de estudos na Escola Mater por seu bom desempenho, tanto no judô quanto nas oficinas pedagógicas.
Estudante notável, Adriele sonhava em ser médica enquanto estudava violino na Escola de Música da Rocinha e inglês em um projeto social da Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa (SBCI), curso esse finalizado em 2022. Em 2016, se inscreveu no programa Bolsa Carioca, e mais uma vez obteve sucesso, sendo matriculada na escola ORT. Após isso fui transferida para a Escola ORT e com isso acabei inaugurando uma nova parceria para o Reação Bolsas de Estudo.
Precisei superar diversos obstáculos na nova adaptação, realidades financeiras bem discrepantes da minha, um nível acadêmico de maior complexidade e um ambiente totalmente novo. Entretanto, consegui me integrar, me adaptei ao grau de exigência das disciplinas e fiz vários amigos.
No Reação não foi diferente. Nunca deixou de estar presente nas oficinas, no tatame, nas aulas de reforço, nos eventos e nos corredores. Para o exame de faixas, os alunos escrevem sobre os valores vivenciados durante o ano. As redações de Adriele, com frequência, foram escolhidas como as melhores em conteúdo e forma.
Em 2020, passei no vestibular de medicina através do ENEM, para a Universidade Unigranrio com bolsa de 100% pelo programa PROUNI. Atualmente, em 2024, estou cursando o 8º período, iniciando meu estágio na atenção primária pela Secretaria Municipal de Saúde e decidindo minha futura especialização médica. Até minha formatura prevista para 2026, estou fazendo cursos e estágios, participando de congressos e me preparando para minha futura especialização médica. Infelizmente, atualmente não consigo participar dos treinos, devido a minha rotina puxada,mas estou sempre em contato com os colegas, professores e senseis do Reação.
Quando Adriele fala de sua trajetória, demonstra não ter dúvidas que o esporte lhe ensinou valores fundamentais para a vida e a ajudou a conquistar o que mais precisava: oportunidades.
“No programa Bolsas de Estudo,” Dentro e fora do tatame, Adriele sempre foi exemplar, evoluindo e reagindo como multiplicadora dos nossos três pilares: construir, conquistar e compartilhar.