Cultura digital: entenda a importância para a educação!

Cultura digital: entenda a importância para a educação!

Cultura digital consiste em usar a tecnologia como ferramenta para aprimorar o ensino e o aprendizado. 

Isso quer dizer trazer a transformação digital que estamos vivenciando nos últimos tempos para dentro do ambiente escolar, mas de uma maneira mais ampla.

Para os alunos, a cultura digital contribui para otimizar a aprendizagem, aumentar o seu engajamento, aprimorar o desenvolvimento de diferentes competências, entre diversos outros pontos.

Confira, agora, a importância da utilização mais ampla da tecnologia nas salas de aula e todos os seus benefícios.

Afinal, o que é cultura digital na educação?

Podemos definir a cultura digital como uma adaptação do ambiente escolar, de modo que esse se torne compatível com os avanços tecnológicos atuais.

Não são raros os casos em que os educadores usam recursos desse tipo como ferramentas de ensino, tais como apresentando vídeos em sala de aula ou mesmo utilizando slides para explicação dos conteúdos.

Porém, o conceito de cultura digital é muito mais amplo do que essa utilização pontual da tecnologia.

Consiste, portanto, em usar essas soluções de maneira mais intensiva, incorporando-as a todo o processo de aprendizado dos alunos, e não apenas em alguns momentos da sua jornada.

Qual a importância da tecnologia no ambiente escolar?

São vários os motivos que justificam a adoção de uma cultura digital nas escolas. Entre os pontos mais importantes, podemos destacar que essas soluções ajudam a aumentar o engajamento dos alunos.

Além disso, a tecnologia no ambiente escolar é uma forte aliada para atender as atuais necessidades dos estudantes, os chamados nativos digitais, cada dia mais ligados e interessados em ferramentas desse tipo.

A cultura digital também contribui para otimizar a gestão escolar, o processo de ensino e de aprendizagem, e no desenvolvimento mais completo de habilidades socioemocionais e das competências dos alunos.

Dica de leitura: “Como manter seu filho motivado na escola?

Qual a influência na aprendizagem?

A cultura digital tem grande influência no processo de aprendizado de crianças, jovens e adolescentes, tanto dentro quanto fora do ambiente escolar. 

Um dos pontos que merece destaque é que esse tipo de solução contribui para que os alunos se tornem reais protagonistas da sua aprendizagem.

Entre os motivos que levam a essa participação mais ativa está o fato que a tecnologia ajuda no desenvolvimento da comunicação e do pensamento crítico. Além disso, a criatividade tende a ser bem mais estimulada.

Outras habilidades que podem ser fomentadas pela cultura digital, dependendo das soluções utilizadas, são o senso de colaboração e o espírito de liderança.

Aproveite e leia também: “Entenda como a ciência promove o desenvolvimento intelectual infantil

Como a cultura digital vem impactando a nova geração?

Estamos cercados por uma geração que já nasce digital. Desse modo, métodos antigos de ensino e de aprendizado podem não ser suficientes para esse público.

Por isso, a implementação da cultura digital é uma maneira de atender ao comportamento mais tecnológico desses alunos.

Além disso, ter essa abordagem nas escolas é uma maneira de também promover a conscientização quanto ao uso da tecnologia.

Ou seja, é uma estratégia que ajuda a mostrar a crianças, adolescentes e jovens o quanto as soluções tecnológicas, quando usadas corretamente, podem contribuir para melhorar a sociedade onde vivem.

O caminho inverso também é válido, quando se orienta os alunos sobre o quanto esses recursos podem ser nocivos se utilizados inadequadamente.

Por fim, torna-se também uma maneira de preparar melhor os estudantes para um futuro, incluindo profissional, cada vez mais digital.

Quer saber como trazemos tudo isso para os nossos alunos? Então conheça o projeto Reação Educação.



Skip to content