Dia do amigo: o esporte fortalece os laços de amizade!

Dia do amigo: o esporte fortalece os laços de amizade!

Além da afinidade, é bastante comum desenvolvermos relações mais próximas com as pessoas que fazem parte do universo que frequentamos.

Também por esse motivo, acabamos construindo amizades dentro do esporte quando participamos ativamente desse mundo.

No entanto, muitos ainda caem no erro de acreditar que isso não é possível, visto ser um ambiente altamente competitivo.

A verdade é que não só é possível, como altamente benéfico construir laços de amizades dentro do esporte, tanto para adultos quanto para crianças.

Isso porque ter um amigo por perto e compartilhar da mesma paixão pode lhe ajudar em diversos aspectos, como por exemplo, a ter mais confiança nos treinos e nas competições.

Estar com uma pessoa querida próxima, especialmente nos momentos da maior tensão, contribui para acalmar e lhe incentivar, lembrando que você é mais do que capaz de alcançar seus objetivos.

Por isso, quem está construindo amizades dentro do esporte, continue! Saiba que essa atitude pode ajudar bastante no seu desempenho, além de modificar a sua vida pessoal para melhor.

Segundo o estudo divulgado em 2002 no Journal of Sport and Exercise Psychology o esporte tem impacto positivo na qualidade e expectativas de amizade em crianças de 9 a 12 anos. No estudo foram avaliadas 80 crianças envolvidas com esportes e o pós-teste revelou que as crianças concordaram que o esporte em equipe e a associação ao mesmo time promovem relações de amizade.

Por que você deve seguir construindo amizades dentro do esporte?

Nada melhor do que ter uma pessoa para dividir as angústias, as aflições, mas também as conquistas e os momentos alegres e divertidos, concorda?

A amizade é algo tão importante na vida de todos que existem três datas para comemorar essa relação:

  • no dia 18 de abril comemoramos, no Brasil, o Dia Nacional do Amigo;
  • no dia 20 de julho é comemorado o Dia do Amigo e o Dia Internacional da Amizade;
  • no dia 30 de julho é comemorado o Dia Internacional do Amigo.

Atletas que estão sempre construindo amizades dentro do esporte tendem a ter benefícios que se estendem além da prática da atividade.

Os amigos conquistados nos esportes coletivos, por exemplo, se tornam uma força de ajuda mútua para que a equipe alcance os resultados esperados.

O conceito de time fica ainda mais real e concreto quando os participantes dividem sentimentos de amizade sinceros e mútuos.

Nas atividades individuais, por mais que tenham a competitividade como principal característica, seguir construindo amizades dentro do esporte ajuda para que um amigo desafie o outro. Isso, dentro de uma rivalidade sadia, contribui para a conquista de resultados melhores para ambos.

Como o mundo dos esportes vê a competitividade saudável?

Uma amizade verdadeira é aquela que lhe motiva e impulsiona, tanto na prática de atividades esportivas quanto na vida. Ou seja, não há espaço para disputas de resultados, de atenção, de ego etc.

Dentro do esporte, esse comportamento é tão respeitado que deu origem à Medalha Pierre de Coubertin. Trata-se do mais alto grau de honraria esportiva-humanitária concedida pelo Comitê Olímpico Brasileiro.

A medalha, toda feita em ouro, é um prêmio conquistado apenas por atletas participantes dos Jogos Olímpicos que demonstraram elevado nível de espírito olímpico e esportividade.

Até hoje, apenas 21 atletas receberam o título desde a sua criação, em 1964. Entre eles está o brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima, participante do atletismo.

Único sul-americano a ganhar a honraria, Vanderlei recebeu a Medalha Pierre de Coubertin nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004, por ter continuado a corrida mesmo após ter sido atacado pelo ex-sacerdote irlandês Cornelius Horan.

Aqui, no Instituto Reação, estamos sempre construindo amizades dentro do esporte e incentivando nossos alunos a fazerem o mesmo.

Se você também considera esse tipo de relação importante, acesse agora o nosso site, conheça mais sobre o Instituto Reação e veja como o esporte pode mudar a vida  das pessoas em diversos aspectos.



Skip to content