Dia do Atleta Profissional – Conheça histórias de superação

Dia do Atleta Profissional – Conheça histórias de superação

O Dia do Atleta Profissional é celebrado anualmente no dia 10 de fevereiro no Brasil, e é uma homenagem àqueles que se dedicam ao esporte e fazem dele a sua vida. 

Sabemos que, no Brasil, a prática de esportes é muito comum, em especial esportes coletivos como futebol, vôlei, basquete, entre outros. No entanto, muitos são os obstáculos no caminho daqueles que desejam se profissionalizar e criar uma carreira em seu esporte do coração.

O Instituto Reação nasceu do sonho do atleta olímpico Flávio Canto de diminuir esses obstáculos e as desigualdades sociais, oferecendo a oportunidade de atletas se desenvolverem no judô e jiu jitsu de forma gratuita e com excelência. Por conta disso, já tivemos em nossa história atletas que deixaram sua marca no cenário do esporte internacional. Conheça alguns deles abaixo!

Histórias de superação do Instituto Reação

Rafaela Silva
Nascida e criada na comunidade da Cidade de Deus, Rafaela Silva entrou no Instituto Reação aos oito anos. Aos 16, tornou-se campeã mundial júnior. Desde então, foram muitas conquistas com o Reação, inclusive a medalha de ouro no Campeonato Mundial Sênior e a primeira medalha de ouro do Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016, tornando-se a única mulher brasileira com o título mundial e olímpico na modalidade.


Victor Penalber 

O atleta coleciona títulos importantes no judô e teve grandes conquistas em 2015: ganhou bronze no Campeonato Mundial Astana, se tornou tetracampeão Pan-Americano, além de ter faturado bronze nos Jogos Pan-americanos de Toronto e nos Jogos Olímpicos Rio 2016. 

 

David Moura

David começou no judô aos seis anos, inspirado no pai Fenelon Oscar Muller, grande judoca da Seleção Brasileira. Chegou ao Reação em 2013 e atualmente está entre os melhores atletas do ranking mundial na categoria +100kg. Já conquistou diversos títulos, como a prata no Mundial de Budapeste (2017) e o ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto (2015).

Anna Belém

Anna Karolina Belém começou a fazer judô no Polo Cidade de Deus do Instituto Reação aos 7 anos de idade. Aos 13, a jovem já se destaca no alto rendimento, tendo conquistado importantes títulos nacionais e internacionais, como o de Campeã Pan-americana, Bicampeã Brasileira e Campeã Sul-americana Escolar.

Rodrigo Borges 

Aluno da primeira turma do Instituto Reação, Rodrigo sonhava desde criança em fazer judô, mas somente aos 17 anos conseguiu entrar para o esporte. Dedicado, virou faixa preta de judô e jiu-jitsu, se formou em Educação Física com bolsa de estudos e hoje replica o que aprendeu como um dos senseis do Instituto Reação e de outras 3 instituições de ensino.


Jéssica Pereira 

Nascida no Morro do Dendê, Jéssica faz parte de um grupo de cinco irmãos judocas, dos quais três integram a equipe do Instituto Reação. A atleta foi Vice-Campeã Mundial Sub 21 em 2013, Campeã Pan-americana Sub 21 em 2014, ouro nos Jogos Sul-americanos de 2014 e prata no Aquece Rio –evento-teste dos Jogos Olímpicos de 2016.



Essas e muitas outras histórias de superação preenchem os tatames do Reação. No Dia do Atleta Profissional, que tal se juntar a nós e ajudar a transformar vidas através do esporte? Doe agora ou seja um voluntário



Skip to content