Dia dos Pais e a Importância do Sensei: Uma Família no Instituto Reação

Dia dos Pais e a Importância do Sensei: Uma Família no Instituto Reação

No Instituto Reação, acreditamos que o judô é mais do que apenas um esporte. Para muitos jovens atletas, é uma oportunidade de vida, um caminho para o crescimento pessoal e uma segunda família. E em um momento especial como o Dia dos Pais, queremos destacar a figura do Sensei, o mentor para muitos de nossos alunos. 

 

A figura paterna do Sensei

O Dia dos Pais é uma data especial para honrar a figura paterna em nossas vidas. No entanto, no Instituto Reação, sabemos que a falta dessa figura pode ser sentida profundamente por alguns de nossos jovens atletas, que vêm de diferentes cenários familiares.

É por isso que valorizamos tanto o papel do Sensei, que muitas vezes atua como uma figura paterna externa ao ambiente familiar. No Instituto Reação, eles desempenham um papel especial na vida de nossos jovens atletas, ajudando-os a construir seu caráter, valores e proporcionando-lhes um senso de pertencimento.

Através do esporte, o Sensei se torna um exemplo de conduta, ética e disciplina, transmitindo valores que vão além do tatame, ensinando a importância do respeito, persistência e trabalho em equipe. Ele valoriza a gratidão, a humildade e a honestidade. Esses princípios são essenciais para orientar os jovens atletas no caminho da vida, permitindo que eles se tornem pessoas melhores e cidadãos responsáveis.

 

Relação dentro e fora do tatame

No Instituto Reação, somos gratos por termos Senseis dedicados e comprometidos que acompanham nossos jovens atletas em sua jornada atlética e pessoal. Por aqui, o Sensei representa a família fora de casa, o amor, o apoio e o incentivo que todos precisam e merecem.

Nosso sensei Cristiano Oliveira, da primeira turma de faixas pretas do Instituto Reação, deu um depoimento emocionante sobre a relação de confiança e apoio que tem com seus alunos:

“A gente trata alguns ali praticamente com aquela relação pai e filho. Tem uma frase de um aluno que falou pra mim, quando eu estava ali ajoelhado, amarrando a faixinha dele, era bem pequenininho… ele botou a mão no meu ombro e falou: ‘você não quer ser o meu pai, não?’ Com aquilo ali você vê o quanto você é referência. Você vê que cada aluno aqui, cada criança tem em você um apoio de certa forma. Fez eu entender que eu represento alguma coisa pros meus alunos, pra essa criançada.” – Cristiano Oliveira, Sensei do Instituto Reação.

Por isso, neste Dia dos Pais, estendemos nosso sincero agradecimento a todos os Senseis que ajudaram no apoio à vida de nossos jovens atletas e continuam difundindo os princípios do judô dentro e fora do tatame.

Feliz Dia dos Pais!



Skip to content