Doação de Imposto de Renda: saiba como doar através da sua declaração de imposto de renda

Doação de Imposto de Renda: saiba como doar através da sua declaração de imposto de renda

Fazer a doação de Imposto de Renda é um processo fácil, rápido e que pode ajudar muitas pessoas.

Além disso, o valor a ser doado pode ser retirado do imposto que tem a restituir, o que acaba não afetando o seu orçamento. Caso tenha valores a pagar, você ainda se beneficia do abatimento no IR.

Infelizmente, por não saber dessas informações, muitas pessoas  deixam de fazer a doação de Imposto de Renda e contribuir para que diversas ONGs se mantenham funcionando e mudando vidas.

Que tal este ano transformar a sua declaração em um ato de amor ao próximo? Confira, agora, o passo a passo de como fazer essa contribuição.

Como fazer a doação do Imposto de Renda?

Para fazer a doação do Imposto de Renda, o primeiro passo é optar pela declaração completa

Uma vez nesse modelo, o processo é simples:

  • preencha todos os dados iniciais solicitados pelo programa do IRPF, ou resgate as informações da declaração do ano anterior;
  • no menu principal, procure por “Fichas da Declaração”;
  • em seguida, selecione a opção “Doações Diretamente na Declaração — ECA”;
  • clique em “novo” e escolha o fundo que receberá a sua doação, que pode ser do idoso ou do Estatuto da Criança e do Adolescente, e especifique estado e município;
  • defina o valor da sua doação de Imposto de Renda com base no cálculo automático feito pelo próprio programa;
  • gere a DARF, Documento de Arrecadação da Receita Federal, e efetue o pagamento, que tem como data limite o prazo final do envio da declaração de IRPF;
  • envie o comprovante de pagamento à instituição escolhida com a Carta de Direcionamento. Esse procedimento pode ser feito por e-mail e o modelo dessa carta é, geralmente, encontrado no site da ONG para a qual direcionou a sua doação;
  • a ONG, com base nesses documentos, solicitará o repasse do valor doado e lhe enviará um recibo que vale como comprovante da sua contribuição.

Dica de leitura “Dicas para fazer uma doação para projetos sociais

O que mais você precisa saber sobre doação de Imposto de Renda?

Muitos mitos e verdades ainda cercam a doação de Imposto de Renda. Para que não cometa nenhuma falha nesse processo, separamos as informações mais importantes que você deve saber:

  • pessoas físicas podem doar até 6% do seu imposto, caso as contribuições tenham acontecido ao longo do ano. Durante a declaração, esse valor se limita a 3%;
  • pessoas jurídicas podem doar até 1% do IR a ser pago à Receita Federal;
  • ainda sobre pessoas jurídicas, a empresa só pode fazer esse tipo de doação se o seu regime tributário for Lucro Real. Os demais não podem se beneficiar do abatimento.

Entenda mais sobre essas regras no artigo “Doação de Imposto de Renda: há diferença entre pessoa física e jurídica?

Para qual ONG doar?

Para uma ONG receber a sua doação de Imposto de Renda é preciso que ela seja cadastrada no Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (as que são direcionadas para esse fim). Do contrário, a instituição não terá como solicitar o repasse da sua contribuição.

Assim, uma vez escolhido um projeto social com o qual você se identifica e acredita, confirme se a ONG atende esse requisito.

Gostaria de apoiar a nossa causa?

Com apenas R$ 1 por dia você ajuda mais de 2 mil crianças e jovens através dos programas do Instituto Reação.

Saiba mais →



Skip to content