20 anos formando faixas pretas dentro e fora do tatame.

boas ações transformam vidas

20 anos formando faixas pretas dentro e fora do tatame.

Há 20 anos, o medalhista olímpico Flávio Canto fundava o Instituto Reação, com a missão de transformar vidas dentro e fora do tatame. Desde então, foram milhares de crianças e jovens atendidos, em 12 polos pelo Brasil.

Com o propósito de diminuir desigualdades de oportunidades, o Instituto Reação oferece a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social atividades que visam desenvolver suas habilidades no judô, na sala de aula, na vida profissional e pessoal, com ferramentas que vão levar para a vida toda.

Atualmente, são mais de 3500 crianças atendidas no Rio de Janeiro, Mato Grosso, Rio Grande do Norte e Minas Gerais, com mais de 2500 medalhas conquistadas e muitos sonhos realizados!

Nossa história

No início dos anos 2000, Flávio Canto começou a dar aulas de judô na Rocinha, a maior favela do Brasil segundo dados do IBGE. O que começou como atividade de voluntariado evoluiu para a fundação do Instituto Reação em 2003, junto do sensei Geraldo Bernardes e amigos do esporte, com a criação dos primeiros três polos: Rocinha, Cidade de Deus e Pequena Cruzada.

Desde então, 9 novos polos surgiram, e os números foram aumentando gradativamente, alcançando a marca de 1000 alunos atendidos em 2015, número que triplicou desde então. No entanto, esses não são apenas números – são histórias que se cruzaram e marcaram seu nome no Reação e no mundo – como Raquel Silva, primeira medalhista internacional do Reação; Rodrigo Borges, primeiro bolsista do Reação a se formar na faculdade e hoje sensei no Instituto; Rafaela Silva, nossa primeira competidora e medalhista olímpica; Victor Penalber, bronze no Mundial de Astana; Popole Misenga e Yolande Mabika, nosso time de refugiados; David Moura, vice-campeão no Mundial de Budapeste; entre muitos outros. 

Em 20 anos de história, são muitos prêmios e medalhas dentro e fora do tatame, mas nossa maior conquista é saber que vidas foram transformadas, seja através do judô ou da educação.


O futuro
Nosso sonho é um futuro menos desigual, em que crianças e jovens em situação de vulnerabilidade não tenham seus destinos definidos pelas suas origens. Que enxerguem seu potencial e realizem-no. Um futuro com cada vez mais multiplicadores dos valores do Reação, que desenvolvam suas competências para conquistar grandes feitos, seja uma medalha olímpica ou uma conquista profissional ou pessoal.

Para isso, precisamos acolher e apoiar cada vez mais potências e continuar levando os valores do Reação para todas as regiões do Brasil. A melhor parte é que você pode fazer parte dessa luta. Doe agora e nos ajude a transformar vidas!



Skip to content