Natal solidário: pratique o bem e torne este Natal especial para muitas famílias!

Natal solidário: pratique o bem e torne este Natal especial para muitas famílias!

Este ano, mais do que em qualquer outro, promover um Natal solidário pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas.

Um dos motivos é que a pandemia do novo coronavírus afetou drasticamente a economia de inúmeras famílias.

Segundo o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, as taxas de desemprego no nosso país chegou a 14,3% no mês de agosto. Esse número representa 1,1 milhão de pessoas a mais sem renda, somando a tantas outras que já estavam nessa situação antes mesmo deste período.

Considerando isso, como não voltar os olhos a quem tanto precisa, especialmente em uma época que inspira amor, compreensão, respeito e cuidado com o próximo?

Existem diversas maneiras de proporcionar um Natal Solidário. Confira agora a importância desse ato e algumas sugestões do que você pode fazer.

A importância da doação e da consciência solidária

Apesar de estarmos focando em ter um Natal Solidário é essencial, antes de abordar esse tema, ressaltar a importância da doação e da consciência solidária.

Infelizmente, ainda há um número elevado de pessoas que dependem da solidariedade de outros..

Por conta disso, o ato de doar é algo que deve fazer parte do nosso dia a dia, e não ser realizado apenas em datas especiais.

São inúmeras as pessoas que ao longo do ano passam por diversas dificuldades. A falta de emprego, por exemplo, agravada pela pandemia, tem tirado o básico de muitas famílias.

Organizações Não Governamentais e diversos projetos sociais têm feito muito para ajudar esses indivíduos. No entanto, sozinhas, essas instituições não conseguem chegar muito longe.

Enquanto membros da sociedade, também cabe a nós ajudarmos nessa jornada. Com ações simples e que nem sempre estão relacionadas a dinheiro, podemos contribuir positivamente para a vida de muita gente!

Aproveite e leia também “Saiba como ajudar o próximo em tempos de pandemia e entenda a importância desse ato de generosidade!

3 dicas para tornar este Natal solidário

Um Natal Solidário pode ser feito de inúmeras formas. A lista do que você, seus familiares e amigos podem fazer em favor do próximo é quase infinita.

Porém, muitas pessoas deixam de ajudar porque ainda seguem o conceito que doação envolve somente dinheiro. Mas isso não é verdade!

Você pode doar o seu tempo e ler para crianças em um orfanato, fazer visitas em asilo, arrecadar mantimentos e entregar em ONGs e muito, muito mais. 

A doação de sangue, por exemplo, tende a ficar bastante escassa no final do ano. Uma forma simples de ajudar outras pessoas é indo ao hemocentro mais próximo da sua casa e fazer uma doação.

Além disso, confira três outras dicas de como tornar esse Natal solidário, especialmente em tempos de pandemia.

Produza e doe máscaras

As máscaras se tornaram um dos principais meios de conter a proliferação do coronavírus. No entanto, muitas pessoas não têm condições de comprar, o que coloca a vida delas e de outros em risco.

Você pode ajudar a mudar essa realidade confeccionando e distribuindo máscaras a quem mais precisa.

Doe para campanhas sociais

Se dispuser de valores em dinheiro, você pode escolher uma campanha social na qual acredita e fazer a sua doação. Toda contribuição, ainda que pequena, é muito bem-vinda!

Divulgue as campanhas das instituições sociais

Caso não possa colaborar dessa forma, sem problemas. Por conta do isolamento social as pessoas estão passando muito mais tempo nas redes sociais.

Você pode aproveitar esse canal para divulgar campanhas de arrecadação entre os seus seguidores, amigos e familiares.

Seja solidário neste Natal!

Como você pôde ver, existem diversas maneiras de promover um Natal Solidário. Aqui no Instituto Reação, por exemplo, você pode fazer uma criança mais feliz. 

Seja um padrinho ou madrinha do Reação!