22 nov Novembro Azul – Quebre o tabu e faça o exame!
Novembro Azul é o mês mundial de combate ao câncer de próstata e tem como objetivo alertar a população masculina sobre o perigo da doença e a importância de um diagnóstico precoce.
Autocuidado é tudo!
O mês do Novembro Azul foi escolhido devido ao dia 17 de novembro, Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, e busca quebrar o preconceito sobre o exame de toque retal. Afinal, segundo o INCA, esse é o segundo tipo de câncer que mais atinge homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. E mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que a maior parte dos casos ocorrem e são identificados a partir dos 65 anos.
O que é a próstata?
A próstata é uma glândula pequena do sistema reprodutor masculino localizada na parte baixa do abdômen, logo abaixo da bexiga. Esse órgão é responsável pela produção dos nutrientes e fluidos que constituem o sêmen, líquido que contém os espermatozóides e é liberado durante o ato sexual.
Como o câncer de próstata se desenvolve?
O câncer se instala numa área qualquer da glândula e à medida que cresce, vai ocupando gradativamente os lobos direito e esquerdo da próstata. Nos estágios mais avançados da doença, ocupa todo o revestimento do órgão e ainda atinge os tecidos ao seu redor.
Nesses casos, o homem passa a sentir dificuldade para urinar, ardor, jato urinário fraco e, menos frequentemente, queixa-se de dor e da presença de sangue na urina e no esperma. Com o aprofundamento da doença, as células malignas atingem os linfonodos da região, caem na corrente sanguínea e se espalham para outros órgãos.
Como é feito o diagnóstico do câncer de próstata?
Existem duas formas de descobrir a doença: análise dos resultados dos exames clínicos (toque retal) e exame de sangue denominado Antígeno Prostático Específico (PSA).
O toque retal é feito porque a glândula está localizada em frente ao reto e, no exame, o médico consegue perceber sua textura e avaliar se há presença de caroços. Esse exame é rápido e se identificado o câncer na fase inicial, os índices de cura são altos, mas, devido ao preconceito que envolve o exame, muitos homens passam anos sem realizar um check up regular.
Já o PSA é um exame de sangue que avalia a quantidade de enzima produzida pelo tecido prostático. Na maioria dos homens, o nível de PSA é inferior a 4 ng/mL, mas caso seja observada uma elevação no número, uma biópsia deve ser realizada, pois pode significar câncer.
Existe cura para o câncer de próstata?
O tratamento para esse câncer parte de cirurgia e radioterapia, a depender do tamanho do tumor, idade do paciente e histórico de doenças.
Mas é importante lembrar que um diagnóstico precoce representa maiores chances de cura da doença! Por isso, nesse Novembro Azul, mantenha os exames em dia, consulte um médico urologista regularmente e atente-se na ocorrência de sintomas, como dores ao urinar e presença de sangue na urina ou no sêmen.
Cuide-se, faça o exame e não deixe o preconceito vencer essa luta!