Dicas para fazer uma doação para projetos sociais

Dicas para fazer uma doação para projetos sociais

Já parou para pensar que, algo que considere pouco para você pode ser muito para outra pessoa? Com isso em mente, saiba que a sua doação para projetos sociais, por menor que pareça, contribui de diversas maneiras.

E não é apenas de dinheiro que estamos falando. Existem várias formas de contribuir com essas causas, que vão além de doações mensais em dinheiro.

Sente vontade de ajudar, mas não sabe como? Então veja estas dicas de doação e comece o quanto antes!

Opções de doação para projetos sociais

Muitas pessoas deixam de fazer uma doação para projetos sociais, pois consideram que somente dinheiro pode ajudar.

O fato é que todo auxílio é bem-vindo. Afinal, o mais importante disso tudo é o ato de contribuir para causas importantes e que  transformam a vida das pessoas em diferentes aspectos.

Por isso, se você tem a intenção de contribuir, mas não sabe como fazer isso, veja três opções valiosas abaixo.

Doar o seu Imposto de Renda

Todos os anos é necessário fazer a Declaração de Imposto de Renda. O que muitas pessoas não sabem é a possibilidade de ajudar uma causa social através da doação desse imposto, que pode ser feita tanto por pessoa física quanto por pessoa jurídica.

A vantagem para quem contribui dessa forma é que o valor doado pode ser retirado da quantia a ser restituída, sem comprometer o orçamento. Além disso, pode ser proveniente do valor devido à Receita Federal, ou seja, uma quantia que, de qualquer forma, precisa ser paga.

Para saber mais sobre esse tipo de doação para projetos sociais, veja este post que criamos exclusivamente sobre o tema.

Se tornar um padrinho de um projeto

Mas se você encontrou uma causa na qual acredita muito e quer vê-la crescer, a melhor alternativa é se tornar um padrinho do projeto.

Cada instituição trabalha de uma maneira diferente, mas, de modo geral, funcionam parecidas na filosofia do do apadrinhamento. Por exemplo, você escolhe uma das formas de doação oferecida e, mensalmente, faz sua contribuição.

Com isso, ajuda para a continuidade do projeto, além de acompanhar seu andamento e evolução.

Doar além de valores financeiros

Como dito no início deste texto, uma doação para projetos sociais não se limita ao  dinheiro. Afinal, muito precisa ser feito para que essas causas cresçam e atendam cada vez mais pessoas.

Por isso, além de valores financeiros, você pode doar seu tempo e se tornar um voluntário. Além de beneficiar outras pessoas, você também colhe bons frutos para a sua vida pessoal e até profissional.

Mas se lhe sobra vontade, mas falta tempo, sem problemas também! Você pode contribuir doando livros, roupas, alimentos, produtos de limpeza e de higiene pessoal, entre outros itens. Lembre-se apenas de entrar em contato com a instituição antes e verificar quais são suas necessidades.

O que considerar na hora de escolher para quem doar

Agora que você sabe que existem várias formas de fazer uma doação para projetos sociais, é importante saber quais pontos considerar antes de decidir para quem doar.

É fundamental escolher uma causa na qual acredita. Assim, você estará dando forças para um projeto que realmente deseja ver resultados.

Outro fator muito importante é constatar a seriedade e credibilidade da instituição. O Instituto Reação, por exemplo, deixa disponível a quem quiser consultar relatórios com dados de projetos, evoluções, parcerias e balanços financeiros. Assim, se você se identificar com a nossa causa de utilizar o esporte e a educação como ferramentas para modificar vidas, contribua com o Reação e se torne um amigo!



Skip to content