Projeto com foco no público feminino é lançado no Reação

Projeto com foco no público feminino é lançado no Reação

Com o intuito de integrar ainda mais as mulheres às ações desenvolvidas pelo Instituto Reação, demos início em setembro ao programa “Reação com Elas”, cujo foco são mulheres com mais de 20 anos, que possuem algum vínculo com o trabalho realizado pela ONG. O primeiro encontro foi no dia 03/09 e teve a presença da nossa Gerente Executiva, Leriana Figueiredo, da Coordenadora de Educação, Juliana Borenstein e Assistente Social, Ludmila Carqueija.

O propósito é desenvolver atividades específicas para essas mulheres, com o objetivo de fortalecer vínculos entre a família e os alunos, estimular a colaboração entre elas, aumentar a frequência das crianças nas aulas, empoderar as participantes e promover os valores do Reação.

Nesta primeira edição, o projeto vai acontecer apenas no polo Rocinha, sempre uma vez por semana, com duração total de quatro meses. As participantes assistirão palestras sobre assuntos referentes aos quatro ciclos do projeto, cujos temas são: Saúde (financeira, física e mental), Trabalho (competências psicossociais, empreendedorismo e histórias de sucesso), Família (adolescência, relacionamento e resolução de conflitos) e Feminino (autoestima, sexualidade e sororidade). A ideia é trazer estes assuntos à tona, com ajuda de especialistas, que tenham correlação com o papel e a influência da mulher na transformação social.

Para a psicóloga voluntária Camila Miranda Roden, que lidera o programa, o desejo de reunir um grupo de mulheres para falar sobre estes temas era antigo.

“Há mais de sete anos carrego este sonho de desenvolver um projeto de baixíssimo custo, que possa ser levado às mulheres de todos os polos do Reação. Vejo as mulheres como as principais agentes de transformação da sociedade. Ao se investir em mulheres, a vida de toda a família imediatamente se transforma, porque geralmente são elas que estão à frente da educação dos filhos, que mediam os conflitos familiares, que costuram as relações sociais e gerenciam as emoções em família”, disse.

Colocar as mulheres como protagonistas de suas histórias é, também, um dos focos do projeto piloto.

“O ‘Reação com Elas’ objetiva atuar no protagonismo das mulheres de diversas formas: na promoção de saúde física e mental; melhor gerenciamento financeiro; resolução de conflitos; valorização da independência econômica; prevenção da violência doméstica e respeito à diversidade étnica, racial e sexual”, conclui Camila.



Skip to content