4 filmes que falam sobre preconceito racial

4 filmes que falam sobre preconceito racial

O Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial é celebrado no dia 3 de julho. Isso porque nessa mesma data, em 1951, o Congresso Nacional aprovou a lei contra o racismo no nosso país (Lei nº 1.390).

Mesmo sendo considerado um crime, infelizmente, nos dias de hoje ainda vemos  episódios de discriminação

A boa notícia é que o tema está cada dia mais em evidência, trazendo a reflexão e a conscientização para as pessoas. .

O cinema também tem sido uma importante voz para esse assunto, trazendo filmes sobre preconceito racial que têm ajudado a educar as pessoas sobre a necessidade de mudarem suas posturas, e de como as atitudes racistas afetam a vida de quem sofre discriminação.

Por isso, trouxemos 4 dicas de filmes sobre preconceito racial  para trazer reflexão sobre um tema tão importante.

Dicas de filmes sobre preconceito racial

Os negros conquistaram, merecidamente, muitos direitos ao longo dos anos.

No entanto, mesmo vivendo em um mundo cada vez mais globalizado, não é raro presenciarmos ou termos notícias de situações que envolvem algum tipo de discriminação por conta da raça ou da cor de uma pessoa.

Recentemente diversos países, incluindo o Brasil, aderiram à campanha “Vidas negras importam”, a qual foi impulsionada pela morte do negro norte-americano George Floyd, que foi morto por um policial branco nos Estados Unidos.

O fato é que situações como essas não deveriam acontecer. No entanto, se ainda ocorrem, é preciso continuar falando mais sobre o assunto.

Uma boa maneira de fazer isso é pelas telas do cinema e da TV. A vasta oferta de filmes de questões raciais  nos faz refletir sobre o tema e ajuda a mudar o pensamento de muitas pessoas.

Separamos 4 títulos que abordam o assunto com propriedade. Veja agora quais são.

Estrelas Além Do Tempo

Tendo como base histórias reais, o filme “Estrelas Além do Tempo” narra a trajetória de três mulheres negras que trabalharam na Nasa.

Além de enfrentarem  preconceito com o sexo feminino bastante presente na década de 60, a cor da pele foi mais uma barreira e elas precisam provar que têm talento e conhecimento para garantir a primeira missão tripulada no espaço.

Moonlight – Sob A Luz Do Luar

Ser negro e homossexual. Esses são os desafios que um jovem precisa enfrentar na comunidade pobre que vive em Miami.

Esse filme,  vencedor do Oscar 2017, mostra como o personagem principal e seus companheiros usam estereótipos para encararem uma sociedade preconceituosa.

Selma: Uma Luta Pela Igualdade

Tendo como inspiração os eventos ocorridos nos Estados Unidos em 1965, o filme “Selma: Uma Luta Pela Igualdade”, mostra a busca de uma comunidade negra pelo direito ao voto.

Para isso, eles fazem uma marcha pacífica que vai da cidade de Selma até Montgomery, a qual conta com a participação de Martin Luther King.

Preciosa

O filme “Preciosa” é uma adaptação do livro “Push”, de Sapphire. A história se passa nos anos 80 e traz a trajetória de uma adolescente negra, analfabeta, obesa, grávida e vítima de violência doméstica, que busca ajuda em uma escola alternativa de Nova York.

Aqui, no Instituto Reação, usamos o esporte e a educação como ferramentas para promover uma vida melhor aos nossos alunos e seus familiares. Entre o que defendemos e acreditamos, não toleramos qualquer tipo de preconceito, seja ele por raça, cor, gênero, religião etc.

Por isso, além da prática do judô, ensinamos a todos sobre questões que visam solidariedade, empatia e respeito.

Acesse agora o nosso site e conheça mais sobre o Instituto Reação e nossos projetos.



Skip to content