Conheça os atletas brasileiros que fizeram história nas olimpíadas

Conheça os atletas brasileiros que fizeram história nas olimpíadas

A lista de atletas que fizeram história nas olimpíadas é longa. Mas ainda que não vamos citar todos neste artigo, é uma maneira de homenagear aqueles que dedicaram suas vidas ao esporte e trouxeram tantas alegrias ao nosso país.

Mas por que estamos falando disso agora? Porque estaríamos no próximo dia 24 de julho nos emocionando com a abertura das Olimpíadas de Tóquio 2020. Porém, a pandemia do coronavírus levou ao adiamento dos Jogos.

O COI, Comitê Olímpico Internacional, com os comitês nacionais e dirigentes das federações esportivas, já definiram uma nova data para início dos Jogos: 23 de julho de 2021.

Até lá, atletas do mundo inteiro  estarão se preparando para conquistar muitas medalhas para os seus países.

Enquanto isso, podemos organizar nossa torcida e relembrar alguns dos atletas brasileiros que fizeram história em  Olimpíadas passadas.

Atletas que fizeram história nas olimpíadas

A Olimpíada que aconteceria este ano precisou ser adiada por conta da proliferação do novo coronavírus.

Essa é a primeira vez que ocorre um adiamento. Em outras três ocasiões nas quais os jogos não foram realizados nas datas previstas, houve o cancelamento do evento esportivo .

Em 1916, a suspensão dos jogos aconteceu por conta da Primeira Guerra Mundial. Em 1940, o motivo foi a guerra entre Japão, que sediaria os jogos, e a China. O último cancelamento aconteceu em 1944, devido a Segunda Guerra Mundial.

Mas enquanto esperamos as Olimpíadas de Tóquio chegar, vamos relembrar alguns dos nossos atletas que fizeram história.

Maria Lenk

Ainda que nunca tenha conquistado uma medalha, a nadadora Maria Lenk é um grande nome no esporte por ter sido a primeira mulher sul-americana a participar de uma Olimpíada — de Los Angeles, em 1932.

Além disso, é a única brasileira a fazer parte do hall da fama da natação, se tornando embaixadora do esporte e tendo até troféu com o seu nome.

Oscar Schmidt

Outro atleta que também não conquistou medalhas, mas gravou seu nome na história do esporte brasileiro é Oscar Schmidt. Suas atuações nos jogos fizeram com que fosse considerado um dos melhores jogadores de basquete do mundo, mesmo nunca tendo jogado na NBA.

Das 5 olimpíadas disputadas, por três vezes o atleta conquistou o 5º lugar com seus companheiros de time.

Robert Scheidt

Com duas medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze, o velejador Robert Scheidt é o maior medalhista brasileiro em Jogos Olímpicos.   Conquistou a medalha de ouro  Jogos de Atlanta, em 1996, e nos Jogos de Atenas, em 2004, além das medalhas olímpicas, em 1991, ganhou dez das onze regatas do campeonato mundial de juniores de Laser, na Escócia e nos 10 anos posteriores a esse feito, mais sete títulos mundiais e dois títulos pan-americanos. Por isso, Robert Scheidt é considerado o melhor atleta brasileiro em olimpíadas de todos o tempos.

Adhemar Ferreira

A trajetória do atleta do salto triplo,Adhemar Ferreira é impressionante. Sendo o primeiro bicampeão olímpico brasileiro, conquistando ouro em Helsinque em 1952 e Melbourne, em 1956. Carregou esse título por 48 anos até que outros atletas conseguissem bater seu feito.

Além disso, Adhemar quebrou o recorde mundial da modalidade quatro vezes em um único dia, nos Jogos  de Helsinque, em 1952.

Rafaela Silva

Com a carreira no judô iniciada no Instituto Reação, em 2000, Rafaela Silva participou da sua primeira Olimpíada aos 20 anos.

Mas foram nos Jogos Rio 2016 que a judoca fez história, conquistando a primeira medalha de ouro  para o Brasil na competição em casa. Com isso, Rafaela se tornou a única atleta feminina do judô a ter um título mundial e um olímpico.

Outros atletas a do Reação estão se preparando e sonhando em entrar para esse seleto grupo de atletas olímpicos. .

Quer saber como fazemos isso? Então conheça o Projeto Reação Olímpico.



Skip to content