O que é Novembro Azul?

O que é Novembro Azul?

A campanha “Novembro Azul” foi iniciada em 2011, a partir da iniciativa do Instituto Lado a Lado pela Vida com um grande propósito: alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A causa tem grande relevância pois é o câncer mais frequente entre homens brasileiros após o câncer de pele. Com o passar dos anos, o movimento conquistou enorme destaque em prol da saúde masculina no país e ganhou apoio do Ministério da Saúde e Instituto Nacional do Câncer (INCA).

O objetivo da campanha também é conscientizar a população masculina acima dos 40 anos, para a necessidade de cuidar tanto da mente, quanto do corpo, através de uma rotina de exercícios, alimentação saudável, redução do tabagismo e periodicamente, a realização do exame de próstata.

A próstata se classifica como uma glândula do sistema reprodutor masculino, pesando cerca de 20 gramas, podendo ser comparado com uma castanha. Fica abaixo da bexiga e tem a valiosa função de armazenar o líquido prostático, que combinado com o líquido seminal produzido pelas vesículas e espermatozoides em produção nos testículos, foram o sêmen.

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Em 95% dos casos em que se percebe algum sinal, os tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Alguns dos sintomas apresentados durante esta etapa são: dores ao urinar, dor óssea, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou sêmen.

Alguns homens podem apresentar fatores de risco adicionais como histórico familiar da doença; obesidade e etnia: homens negros sofrem maior incidência do câncer de próstata. Tendo isso em mente, é recomendado que os homens a partir dos 45 anos com os fatores listados anteriormente e com 50 anos sem tais fatores, marquem uma consulta ao urologista e façam o check-up preventivo para avaliar as alterações na glândula.

Aproximadamente 20% dos pacientes com câncer na próstata são diagnosticados apenas pelo toque retal, formalizando a importância de medidas preventivas e reversíveis.

Instituto Reação apoia e está presente no Novembro Azul!



Skip to content