Outubro Rosa – saiba como se prevenir contra o câncer de mama!

Mulher com fita do Outubro Rosa

Outubro Rosa – saiba como se prevenir contra o câncer de mama!

Lançado em 1991, o Outubro Rosa é considerado por muitos uma das campanhas mundiais de saúde mais bem sucedidas no mundo. Para quem não sabe, há mais de três décadas o mês é destinado aos alertas sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Apesar de todos os cuidados e dos avanços do tratamento, o diagnóstico precoce continua sendo a principal opção e hoje vamos dar algumas dicas para as mulheres.

 

Como prevenir o Câncer de Mama?

 

Infelizmente ainda não há uma resposta exata para essa pergunta, mas a boa notícia é que um estilo de vida saudável pode ajudar você a tentar reduzir os riscos. Por isso, pratique exercícios físicos de forma regular (pelo menos 30 minutos diários), mantenha uma alimentação saudável com legumes e frutas, e, por fim, deixe o cigarro de lado.

 

Vale lembrar que o histórico familiar ou certas alterações genéticas podem influenciar no diagnóstico. Por isso, mantenha os exames de rotina em dia, considerando não só o auto-exame, mas especialmente a mamografia, uma vez que detecta a doença em estágios iniciais.

 

Câncer de mama tem cura?

 

Com os avanços em Cirurgia Oncológica e as estratégias terapêuticas, os índices de sucesso têm aumentado cada vez mais. Contudo, como ressaltamos no início do texto, quanto mais cedo a doença for identificada, maiores serão as chances de cura. Não por acaso, o Outubro Rosa foi criado com o intuito de conscientizar as pessoas nesse quesito.

 

É importante ressaltar, no entanto, que o sistema imunológico de cada pessoa responde de uma maneira à doença.

 

Quando os exames para o câncer de mama devem ser realizados?

 

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), as mulheres entre 50 e 69 anos devem realizar a mamografia a cada dois anos para checar se houve alguma alteração. Para as mulheres com 40 anos de idade ou mais, o ideal é realizar o exame clínico das mamas pelo menos uma vez por ano, mesmo que não apresente sintoma algum, junto com o check-up ginecológico. 



Skip to content