23 set Saiba como ajudar o próximo em tempos de pandemia e entenda a importância desse ato de generosidade!
Ajudar o próximo nunca foi tão importante como está sendo agora. Um dos motivos é que a pandemia provocada pelo novo coronavírus não afetou apenas a saúde, mas também a parte financeira de diversas famílias.
De acordo com o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, mais de 1 milhão de brasileiros perderam seus empregos por conta da quarentena pelo novo coronavírus.
Além disso, é fundamental ressaltar que o isolamento social está impactando também o emocional e o psicológico de muitas pessoas.
Isso levou ao aumento no número de casos de depressão, ansiedade e estresse, conforme apontado pela pesquisa do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)
Ainda que muitos saibam de tudo isso, a dúvida que fica é: como ajudar o próximo sem se expor a um possível contágio? Existem diversas maneiras, e muitas deles nem envolvem contribuições em dinheiro!
Por que é importante ajudar o próximo?
Ajudar o próximo é uma maneira de, também, ajudar a si mesmo. A prática de boas ações traz diversos benefícios para a saúde física e mental de quem está contribuindo.
Porém, em tempos de pandemia, muitas pessoas ficaram receosas de praticar esse ato e deixaram de contribuir.
No entanto, é fundamental lembrar que, mesmo durante a quarentena, o trabalho das ONGs e demais instituições que prestam ajuda seguiram sem interrupções. Mais do que isso, muitos foram até intensificados.
Como mencionado, a pandemia afetou bastante a parte financeira de muitas famílias. Para várias delas, as doações foram (e continuam sendo) a principal forma de se manterem até que tudo isso passe.
Não podemos deixar de citar também questões relacionadas à saúde pública. As doações de sangue, por exemplo, caíram drasticamente em todo o país — 30% apenas no mês de maio.
Ou seja, não podemos deixar de considerar que, ainda que a prevenção à Covid-9 esteja em evidência neste momento, cirurgias, tratamentos e outras atividades continuam acontecendo nos hospitais diariamente. Por isso, manter os bancos de sangue abastecidos é fundamental.
Como ajudar o próximo de forma segura?
Com base nessas informações já é possível ter uma ideia que é possível (e altamente necessário) ajudar o próximo, especialmente agora durante a pandemia.
A boa notícia é que há diversas maneira de fazer isso. Veja algumas sugestões que podem lhe inspirar:
- fazer trabalho voluntário a distância, por exemplo, ler ou contar histórias para crianças de ONGs de forma remota;
- ajudar um vizinho do grupo de risco que precisa ir ao mercado, farmácia etc, fazendo essa tarefa para ele;
- separar roupas, móveis e objetos que não utiliza mais, mas que estão em bom estado, e doar para instituições;
- comparecer ao hemocentro da sua cidade para fazer uma doação de sangue;
- arrecadar alimentos e itens de higiene entre amigos, parentes e vizinhos e distribuir em regiões mais necessitadas;
- se oferecer para conversar com alguém que esteja se sentindo sozinho durante a pandemia;
- confeccionar máscaras e distribuir a quem precisa;
- contribuir financeiramente para algum projeto social.
Quais instituições que estão aceitando doações neste período?
Por conta da pandemia, diversas instituições criaram projetos direcionados para este período.
O Hospital das Clínicas de São Paulo, por exemplo, criou uma plataforma para receber doações em dinheiro que serão convertidas em compra de EPIs, respiradores artificiais, entre outros itens.
A Unicef está recebendo valores a partir de R$ 10 para compra de itens de higiene pessoal que serão entregues a crianças em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Mas há uma lista imensa de organizações que podem ser ajudadas. Uma forma de escolher para qual doar é se identificando com a causa defendida por ela.
Por isso, lhe convidamos para conhecer um pouco mais sobre o Instituto Reação. Visitando nosso site você vai conferir nossos projetos e também descobrir como se tornar um voluntário.