Atividades educativas – 5 dicas para aprender se divertindo

atividades educativas

Atividades educativas – 5 dicas para aprender se divertindo

Aprender pode e deve ser uma tarefa divertida! Descubra 5 atividades educativas que vão além de estudar.

 

É possível aprender se divertindo?

Aprender é essencial para o desenvolvimento de qualquer criança, seja para o ambiente escolar e para a vida, que requer diversas habilidades e aptidões que podem ser obtidas de diferentes formas. A mais popular delas é o estudo, que envolve tempo, concentração e é visto como uma obrigação, ou até mesmo uma tarefa tediosa.

 

No entanto, como disse o educador Paulo Freire, “ensinar e aprender não podem dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria”. Aprender não precisa estar atrelado, necessariamente, ao ato de estudar. É possível aprender se divertindo, com diferentes atividades que, à primeira vista, são vistas apenas como lazer, como no conceito de “edutainment”, que une educação e entretenimento.

Para auxiliar na tarefa de educar com diversão, separamos 5 dicas de atividades repletas de aprendizado para crianças em diferentes estágios de desenvolvimento. 


5 atividades educativas para aprender se divertindo

1- Jogos

Existem muitos jogos educativos para jogar em família, desde jogos de tabuleiro até videogames, como Perfil, War, Doodle God ou até Minecraft! É possível desenvolver diferentes habilidades, como matemática, raciocínio lógico, criatividade e estratégia. 

 

2- Ler um livro

Ler é sempre uma boa escolha! Seja qual for o estilo do livro, a leitura estimula a imaginação e o desenvolvimento cognitivo, ajuda a desenvolver o vocabulário e a concentração. Para quem não tem o hábito de ler, vale explorar diferentes estilos de livros, de romances a livros científicos. 

 

3- Ir ao zoológico 

Existe muito a se aprender no zoológico, além de ser um ótimo passeio em família! Aproveite um dia de sol e busque o zoológico da sua cidade. Vale conferir, também, o calendário de atividades – muitos zoológicos têm eventos voltados para diferentes públicos. 

 

4- Visitar um museu

Quem pensa que museu é chato, está muito enganado! Além de contar muito sobre história, estimular a criatividade e mostrar a realidade de acordo com diferentes perspectivas, vários museus têm atividades interativas para todas as idades. Vale a pena conferir!

5-  Assistir a um filme

Assim como a leitura, ir ao cinema ou ver um filme em casa é uma ótima forma de conhecer novos mundos e realidades. Existem lições a serem aprendidas nos filmes mais despretensiosos, basta assistir com atenção.

No Instituto Reação, a educação é um elo muito importante do desenvolvimento infanto-juvenil. Em nossos projetos educacionais, utilizando práticas inovadoras dentro e fora da sala de aula. Quer nos ajudar nessa missão? Doe agora!



Skip to content