Confira 5 atividades para despertar a inteligência emocional

Confira 5 atividades para despertar a inteligência emocional

Inteligência emocional consiste no desenvolvimento da capacidade de identificar e gerenciar os nossos sentimentos e emoções, utilizando-os para o nosso benefício.

Por exemplo, é receber uma notícia pessoal impactante durante o trabalho e, ainda assim, dar conta de todos os afazeres antes de sair para resolver a questão.

Mas não pense que se trata de deixar de lado o que você sente. Ao contrário, é sentir cada sensação, dar nome e saber como lidar com elas.

A inteligência emocional é uma habilidade que ajuda nos relacionamentos pessoais e também nos profissionais.

Seu desenvolvimento contribui para que saibamos lidar melhor com as situações diárias, tanto nossas quanto de outras pessoas.

Por que é importante desenvolver inteligência emocional?

Imagine a seguinte cena: o pai chega em casa visivelmente irritado com uma situação que aconteceu no seu trabalho. A mãe, por sua vez, também não teve um dia bom na empresa e entra em casa também estressada.

Se ambos se entregarem a esses sentimentos, concorda que o efeito nos demais membros da família podem ser bastante negativo?

Esse exemplo serve para mostrar porque é tão importante desenvolver a inteligência emocional. Essa habilidade impede que os nossos sentimentos influenciem na nossa postura e no ambiente onde estamos e, consequentemente, nas pessoas que nele estão.

Mas se os sentimentos ruins podem causar esse efeito, os bons também geram o mesmo impacto.

Por isso, saber como ser mais inteligente emocionalmente é uma maneira de melhorar os relacionamentos, bem como conquistar resultados melhores em diferentes setores da nossa vida.

Como despertar a inteligência emocional?

Existem algumas práticas que podem lhe ajudar a desenvolver a sua inteligência emocional. São elas:

  • inicie a sua jornada de autoconhecimento;
  • descubra como se posicionar em situações desafiadoras;
  • desenvolva a empatia e a resiliência;
  • crie um ambiente positivo;
  • mude seus hábitos.

Inicie a sua jornada do autoconhecimento

Um dos caminhos para desenvolver a inteligência emocional é nomear as emoções. Ou seja, identificar o que está sentindo e, na sequência, os gatilhos que desencadeiam aquela sensação.

Esse processo ajuda para que você se conheça melhor, identifique seus pontos fortes e suas limitações e, com o tempo, aprenda a lidar cada vez melhor com cada uma dessas condições.

Descubra como se posicionar em situações desafiadoras

Essa jornada de autoconhecimento também lhe ajuda a saber como reagir em diferentes situações.

Por exemplo, se você tem consciência de que não adianta tentar resolver qualquer problema quando está com raiva, vai entender que é preciso respeitar esse tempo para não piorar a situação.

Atitudes assim contribuem muito para aprimorar os seus relacionamentos interpessoais, sejam no ambiente de trabalho, em casa ou na sociedade na qual vive.

Desenvolva a empatia e a resiliência

A inteligência emocional não diz respeito apenas a você, mas também às pessoas ao seu redor — lembra do exemplo que demos anteriormente dos pais estressados?

Por isso, um dos pontos para o desenvolvimento dessa habilidade é ter mais empatia e ser mais resiliente.

Se colocar no lugar do próximo é uma forma de entender o que se passa com a outra pessoa. Dessa forma, é possível compreender o que levou o outro a tomar determinadas atitudes. Consequentemente, essa postura mais empática ajuda a criar conexões com os outros.

Já a resiliência é a capacidade de entender que ninguém está livre de problemas, mas o mais importante é saber lidar com eles e procurar a melhor maneira de resolvê-los.

Crie um ambiente positivo

A soma desses dois fatores que acabamos de citar contribuem para a criação de ambientes mais positivos, tanto interna quanto externamente. Ou seja, conseguimos ver a vida de uma maneira mais positiva e refletir no local onde estamos.

 

E quando falamos em ambientes positivos, estamos nos referindo também às ações externas. A enorme quantidade de notícias que recebemos diariamente, por exemplo, pode ter impacto direto nas nossas atitudes e na forma como nos relacionamos com outras pessoas.

Por isso, é preciso tomar atitudes que contribuam para criarmos ambientes mais positivo a cada dia.

Entenda melhor neste artigo “Como usar o pensamento crítico para lidar com o excesso de informações?

Mude os seus hábitos

A mudança de hábitos é uma ação que ajuda com todos os pontos que acabamos de citar. Buscar atividades e comportamentos saudáveis que agreguem ao seu crescimento pessoal é uma excelente maneira de despertar a sua inteligência emocional.

O Instituto Reação trabalha todas essas questões com os seus alunos e contribui para a formação de uma sociedade melhor e mais solidária.

Conheça o Projeto Reação Educação e entenda como fazemos isso.