Conheça atletas brasileiro que fazem a diferença na sociedade com projetos sociais

Conheça atletas brasileiro que fazem a diferença na sociedade com projetos sociais

Os projetos sociais criados por atletas brasileiros foram a maneira que esses profissionais encontraram para que outras pessoas também tivessem a vida transformada pelo esporte, assim como eles.

Essas ações permitem que diversas causas sejam defendidas, contribuindo para diminuir a desigualdade e para levar mais oportunidades a milhares de pessoas por todo o Brasil.

Conheça agora grandes nomes do esporte que criaram seus próprios projetos e veja como essas ações fazem a diferença.

Projetos sociais criados por atletas

O esporte ajuda a manter o corpo e a mente mais saudáveis. Porém, quando usado como ferramenta no combate à desigualdade social, também muda a vida de quem pratica e de seus familiares, para melhor.

Pensando dessa forma, diversos projetos sociais criados por atletas estão em pleno funcionamento e contribuindo ao longo dos anos para essa mudança.

Flavio Canto

O judoca e medalhista olímpico Flavio Canto, juntamente com seu técnico Geraldo Bernardes e  amigos, criou o Instituto Reação, em 2003.

Utilizando o judô e a educação como pontos de partida, o Instituto Reação tem como objetivo promover a integração social e o desenvolvimento humano de crianças, jovens e adolescentes do Rio de Janeiro e de Cuiabá.

Com 2.000 alunos assistidos, o projeto criado por Flavio, além de buscar minimizar a desigualdade e gerar novas oportunidades, também é o responsável por importantes nomes do judô nacional, como a  campeã olímpica Rafaela Silva.

Lars e Torben Grael

O Projeto Grael, idealizado pelos velejadores Lars e Torben Grael e pelo irmão Axel visa oferecer aos jovens de escolas públicas a oportunidade de se capacitarem tecnicamente nas atividades relacionadas ao mundo das velas, além de conhecerem e praticarem o esporte.

Criado em 1998, a proposta é democratizar o esporte e utilizar os barcos como instrumento didático. Dessa forma, os irmãos Grael contribuem para que alunos a partir dos 9 anos participem de cursos de natação, vela e canoagem, além de oficinas náuticas profissionalizantes.

Gabriel Medina

O Instituto Gabriel Medina, fundado em 2017, está localizado na Praia de Maresias, em São Sebastião, São Paulo.

O projeto do campeão mundial de surf  tem como objetivo encontrar e treinar novos talentos do esporte.

Além disso, os jovens entre 10 e 17 anos também recebem alimentação, equipamentos para praticar surf, ajuda financeira para competições e apoio psicológico, odontológico e fisioterápico.

Gustavo Kurten

Das águas para as quadras temos o Instituto Guga Kurten que, desde agosto de 2000, promove a inclusão social de crianças, adolescentes e pessoas com deficiência, em Santa Catarina

Idealizado pelo tricampeão de Roland Garros , o projeto utiliza iniciativas sociais, educacionais e esportivas para promover a mudança na vida de crianças e adolescentes de Florianópolis, e já beneficiou mais de 80 mil pessoas ao longo de 17 anos.

Paula Gonçalves

Mais conhecida como Magic Paula, a ex-jogadora da seleção brasileira de basquete criou o Instituto Passe de Mágica, em 2004.

Com sete núcleos distribuídos nas cidades de São Paulo, Piracicaba, Diadema e municípios do Vale do Ribeira, o projeto promove atividades voltadas para o esporte (basquete, esgrima, boxe, remo e outros) e ações culturais que atendem crianças e adolescentes de baixa renda dessas regiões.

David Moura

Outro importante nome que faz parte do Instituto Reação é o judoca David Moura. Entre suas conquistas estão as medalhas de ouro no Campeonato Pan-Americano em Edmonton, no Canadá, e nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, ambos em 2015.

Além disso, David  é o responsável por levar o Instituto Reação para Cuiabá, expandindo ainda mais o número de crianças e jovens impactados pela ONG.

Como você pode ver, os projetos sociais criados por atletas são essenciais para reduzir a desigualdade social e abrir novos caminhos às pessoas assistidas.

Por isso, se quiser conhecer mais sobre o Instituto Reação e tudo o que desenvolvemos, acesse agora mesmo o nosso site.



Skip to content