08 dez Entenda como a ciência promove o desenvolvimento intelectual infantil
Crianças são curiosas por natureza. Aproveitando essa característica, a ciência no desenvolvimento infantil tem papel bem importante no seu crescimento.
Tanto que a Unesco, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, considera essa forma de aprendizado essencial para a construção mental e intelectual das crianças.
O programa “Reação Educação”, do Instituto Reação, aborda todo ano temas que estimulam o desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos alunos.
Sabendo da importância da ciência no desenvolvimento infantil, este ano os temas a serem trabalhados serão voltados para essa área: “O mundo de descobertas; “Da curiosidade nasceu a ciência” e “A ciência como janela para o mundo”.
Conheça um pouco mais sobre cada um dos projetos pedagógicos e aprenda ainda dois experimentos incríveis para fazer na sua casa!
Os projetos do Reação voltados para ciência
Parecem simples brincadeiras, mas experimentos assim são importantes fontes de conhecimento e aprendizado.
Utilizando a ciência no desenvolvimento infantil, o Reação trabalhará com seus alunos três projetos com crianças entre 4 a 12 anos em 2020.
Mundo das descobertas
Para alunos de 4 a 6 anos, o “Mundo das descobertas” tem como base três pilares: a ciência, a coletividade e a arte.
O objetivo é promover experimentações despertando conhecimento científico por meio de atividades lúdicas e artísticas que desenvolvem o senso de coletividade.
Da curiosidade nasceu a ciência
Com foco nas crianças entre 7 e 9 anos, este projeto vai aproveitar a pandemia da Covid-19 para falar sobre a importância da ciência na vida de todas as pessoas.
A ideia é abordar também sua evolução ao longo dos anos e qual relação mantém com a sociedade.
O propósito deste projeto é despertar o desejo de pesquisa, incentivado por uma questão que estamos vendo bastante nos últimos dias: PESSOAS NÃO ESPECIALIZADAS DESLEGITIMIZANDO AS ORIENTAÇÕES CIENTÍFICAS.
A ciência como janela para o mundo
As turmas de 10 a 12 anos vai participar de um projeto que visa a participação nas etapas de construção de métodos científicos.
Ou seja, a observação, a formulação de uma hipótese, a experimentação, a interpretação dos resultados e a formulação de registro.
Um dos objetivos dessas oficinas educativas é despertar o interesse e a curiosidade dos alunos, promovendo a abertura de novas experiências em suas vidas.
A importância da ciência no desenvolvimento infantil
Além de estimular a criatividade e a curiosidade natural das crianças, utilizar a ciência no desenvolvimento infantil contribui para diferentes aspectos de suas vidas.
Ao promover esse tipo de aprendizado, você contribui para que os pequenos:
- aprendam a observar e formular hipóteses;
- tenham interesse em criar experimentos e tirar conclusões sobre os resultados;
- aprendam a estabelecer uma relação direta entre teoria e prática.
Quer uma pequena prova disso? Então veja dois experimentos científicos bem simples que você pode fazer com seu filhos em casa.
Experiência da bexiga
Separe os seguintes materiais:
- 1 bexiga,
- 1 funil;
- 1 garrafa pet de 600ml;
- ½ xícara de vinagre branco;
- 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio.
Coloque o bicarbonato de sódio dentro da bexiga (utilize o funil para facilitar), e o vinagre dentro da garrafa.
Em seguida, encaixe a bexiga na boca da garrafa, evitando que seu conteúdo caia no vinagre antes de se certificar que está bem presa. Feito isso, deixe o bicarbonato cair dentro da garrafa e veja o resultado!
A bexiga vai encher sozinha. Isso acontece graças à reação entre o ácido (vinagre) e a base (bicarbonato).
Experiência do pente e papéis
Para este experimento você vai precisar apenas de:
- um pente de plástico;
- pedaços bem pequenos de papel.
A experiência é bem simples: peça para que a criança esfregue o pente no cabelo. Em seguida, o posicione perto dos papéis.
A fricção causará um déficit de carga no pente, fazendo com que atraia os papéis picados.
Achou interessante e quer saber mais? Então acesse Reação Educação e conheça mais sobre esse e outros de nossos projetos.