A sua doação é fundamental para ajudar quem precisa. Você pode transformar vidas!

A sua doação é fundamental para ajudar quem precisa. Você pode transformar vidas!

As doações para OSCs são essenciais para a sobrevivência desses tipos de organizações, que atuam em diversas frentes, tais como saúde, educação, esporte, entre outras áreas.

Essas contribuições podem ser feitas desde valores em dinheiro, arrecadação de alimentos e roupas, trabalho voluntário etc.

Ou seja, a ajuda não se resume a contribuições financeiras, ao contrário do que muitos ainda pensam. Por isso, se você tem interesse em colaborar com alguma dessas instituições, saiba que muito pode ser feito!

Confira, agora, como funcionam as OSCs e como escolher qual ajudar.

O que são OSCs?

OSC é a sigla para Organizações da Sociedade Civil. Trata-se de instituições privadas, ou seja, não vinculadas ao governo ou órgãos públicos, e que não têm fins lucrativos.

Regulamentadas pela Lei nº 13.019 de 2014, também conhecida como Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), essas instituições atuam prestando os mais variados serviços sociais.

De acordo com a regulamentação, as OSCs podem ser classificadas em tipos diferentes de estruturas: 

  • entidades privadas sem fins lucrativos;
  • sociedades cooperativas;
  • organizações religiosas.

Essas classificações nos remetem às ONGs, Organizações Não Governamentais. Por conta disso, ONGs e OSCs costumam ser consideradas sinônimos. 

O que difere é que o termo Organização Não Governamental não aparece na legislação citada anteriormente.

Como saber se uma OSC é confiável?

Antes de fazer uma doação é bem importante verificar se aquela instituição realmente é confiável.

Algumas formas de fazer essa análise é pesquisando sobre a história da organização e há quanto tempo atua.

Dentro desse cenário, procure informações sobre os projetos sob responsabilidade da instituição, resultados alcançados etc.

As empresas que atuam como parceiras e a transparência na prestação de contas são outros pontos que também contam a favor e devem ser verificados.

Dica de leitura: “Conheça empresas que estimulam o voluntariado em seus colaboradores

Como fazer doação para OSCs?

O primeiro passo para fazer uma doação para OSCs é entender que, apesar de não ter fins lucrativos, essas instituições funcionam como verdadeiras empresas.

Ou seja, todas têm despesas mensais que precisam ser quitadas para se manterem operando. Além disso, são necessários investimentos e mão de obra para que os projetos saiam do papel e se tornem realidade.

Com isso em mente, fica muito mais fácil entender porque as doações para as Organizações da Sociedade Civil são tão importantes.

Afinal, somente com a ajuda das empresas e da sociedade é possível criar ações que afetem positivamente a vida de centenas de pessoas que tanto precisam.

Não deixe de ler “Por que é tão importante investir em ONGs?

Em seguida, uma boa maneira de começar a sua doação para OSCs é escolhendo aquela que defenda uma causa na qual você também acredita.

O Instituto Reação, por exemplo, utiliza o esporte (judô) e a educação como ferramentas para mudar a vida de crianças, jovens e  seus familiares.

Se essa é uma causa na qual você também acredita, saiba que você pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas. 

Seja padrinho ou madrinha do Reação! Confira aqui como doar!



Skip to content