Educação e sucesso profissional são variáveis que andam juntas. Afinal, qual é a correlação entre elas?

Educação e sucesso profissional são variáveis que andam juntas. Afinal, qual é a correlação entre elas?

Se tem algo que não se pode negar é que educação e sucesso profissional são duas questões totalmente relacionadas.

Em outras palavras, é possível afirmar que quanto maior o nível educacional de uma pessoa, maiores serão as suas oportunidades de emprego e de crescimento profissional.

Uma prova disso é o que vem acontecendo nos últimos tempos. Devido à pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas perderam os seus postos de trabalho.

Segundo a PNAD Contínua, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, do IBGE, entre as pessoas com ensino médio incompleto (23,7% dos entrevistados), o índice de desemprego foi maior que o de outros níveis de instrução.

Entre as pessoas que têm nível superior, a taxa de desocupação ficou em 16,9% para quem não completou a formação, e de 6,9% para quem tem curso superior completo.

Com base nessas informações, em quais outros pontos a educação e sucesso profissional estão relacionados?

A relação entre educação e sucesso profissional

Educação e sucesso profissional estão conectados por diferentes motivos. Um que podemos destacar diz respeito ao aumento da qualificação

Entende-se, por exemplo, que quanto mais estudo e conhecimento uma pessoa tem, maiores serão as chances de ela desempenhar bem a função para a qual está sendo contratada e, com isso, trazer mais resultados para a empresa.

Isso não quer dizer, obrigatoriamente, que apenas cursos de nível superior são bem-vistos e requeridos pelas organizações. Na verdade, dependendo do cargo que será ocupado, nem há a necessidade de uma qualificação tão específica.

Em uma disputa de vaga, por exemplo, a empresa pode priorizar o candidato que tiver  concluído mais cursos técnicos voltados para a área em questão.

Isso passa para os recrutadores uma imagem de interesse. Indica que, por mais que aquela pessoa não tenha feito um curso superior, ela buscou meios de se aprimorar, expandir os seus conhecimentos e se apresentar mais qualificada para o cargo que almeja.

Uma vez empregada, essa percepção também tende a não mudar. Em outras palavras, costumam conquistar promoções e novos cargos os profissionais que continuam expandindo os seus horizontes, buscando aprimoramento contínuo, muitas vezes independentemente do nível.

Em resumo, educação e sucesso profissional estão alinhados desde os primeiros passos de uma pessoa no mercado de trabalho. Seja para conquistar uma vaga, seja para crescer dentro de uma empresa, o conhecimento comprovado é algo que, certamente, faz toda a diferença.

Projetos que unem educação e sucesso profissional

Com foco em promover educação e sucesso profissional para os nossos alunos, o Instituto Reação conta com dois projetos, o Reação Conecta e o Reação Bolsa de Estudos.

Programa Reação Conecta

O Reação Conecta foi criado em setembro de 2020. O objetivo do projeto é promover a empregabilidade dos jovens que tenham algum vínculo com o Instituto.

Para isso, são promovidos encontros (atualmente por meio digital), a fim de orientar os alunos sobre o mundo corporativo, valores organizacionais e tudo mais que for relacionado ao tema e que os ajude a conquistar boas vagas de emprego.

O Reação Conecta também tem  parceria com empresas, a exemplo da Amazon, com o propósito de aumentar as oportunidades de trabalho para os participantes do projeto. 

Projeto Reação Bolsas de Estudo

Já o Reação Bolsas de Estudo tem como objetivo ampliar o acesso à educação, viabilizando o ingresso dos nossos alunos a escolas e universidades particulares.

Um bom exemplo de história de sucesso desse projeto é o Gustavo Sabino. No Instituto desde os 10 anos, Gustavo se formou em Sistema da Informação graças à bolsa de estudos que ganhou com a ajuda dos padrinhos do Reação.

Devido ao seu conhecimento, Gustavo foi efetivado logo após se formar na multinacional IBM e hoje é funcionário da empresa Rede D’or. 

Mas muitas outras histórias de sucesso fazem parte da nossa jornada, e todas foram possíveis graças ao empenho dos alunos e às contribuições e doações que recebemos.

 Conheça mais sobre o projeto Reação Bolsa de Estudos e também sobre o Reação Educação e confira como você também pode nos ajudar!

 

Gostaria de apoiar a nossa causa?

Com apenas R$ 1 por dia você ajuda mais de 2 mil crianças e jovens através dos programas do Instituto Reação.

Saiba mais →



Skip to content