Quais as diferenças entre ONG, associação e fundação? Para qual delas você pode contribuir?

Quais as diferenças entre ONG, associação e fundação? Para qual delas você pode contribuir?

Na hora de doar, muitas pessoas não sabem as diferenças entre ONG, associação e fundação, e essa dúvida pode interferir na escolha de qual ajudar.

Mas antes de falarmos sobre as suas diferenças, é bem importante destacarmos os pontos em comum dessas três entidades.

A primeira é que todas fazem parte do terceiro setor, ou seja, são instituições sem fins lucrativos que têm como objetivo tentar solucionar, ou ao menos amenizar, diferentes problemas sociais, tais como os que afetam crianças, idosos, o meio ambiente, entre outros.

Assim, outro ponto comum entre essas instituições é que o trabalho que desenvolvem tem como  propósito transformar vidas. Mas para que isso aconteça, o seu apoio é fundamental.

Confira, agora, as principais diferenças entre ONG, associação e fundação e porquê a sua doação é tão importante para cada uma delas.

As principais diferenças entre ONG, associação e fundação

A melhor maneira de entender as diferenças entre ONG, associação e fundação é conhecendo o conceito de cada uma dessas entidades.

ONG é a sigla para Organização não Governamental,  sem fins lucrativos e  que atua em causas de interesse público. 

Considerando que ONG é uma nomenclatura que não tem natureza jurídica, ela serve para identificar também associações e fundações.

Associações são organizações criadas por pessoas físicas com base em um interesse social comum. Sua formalização depende da abertura de CNPJ e da formalização das suas diretrizes por um estatuto próprio.

Por ser uma empresa, ainda que também não tenha fins lucrativos, as associações precisam ter atividades econômicas para gerar renda e, assim, conseguirem manter as suas atividades.

Já as fundações são, na sua grande maioria, instituições criadas por famílias, empresas privadas e até pessoas famosas, que tem como foco um determinado propósito.

Por já contarem com algum patrimônio na sua criação, são consideradas entidades filantrópicas, de direito privado e personalidade jurídica.

Também por essa característica, é bastante comum que as fundações ajudem a financiar ONGs e associações e, assim, ser mais uma fonte de rendimento para que essas continuem com os seus trabalhos. 

Existe diferença entre ONGs e OSCIP?

Além das diferenças entre ONG, associação e fundação, outra dúvida bastante comum é sobre ONGs e OSCIP.

OSCIP significa Organização da Sociedade Civil de Interesse Público e se trata de uma qualificação que associações e fundações podem ter, desde que preencham os requisitos legais.

Um deles é não ter qualquer lucro financeiro, bem como ter o reconhecimento de um ou mais órgãos públicos, sejam municipais, federais ou estaduais.

Quais os objetivos das ONGs?

Como você pôde ver, ONG é uma definição para instituições que trabalham em prol de ações voltadas para a sociedade e que não têm vínculos governamentais — juridicamente, elas se dividem em associações ou fundações.

Por isso, qualquer entidade que preste serviços sem fins lucrativos com o objetivo de melhorar a vida das pessoas pode ser considerada uma ONG.

Assim, os principais objetivos das ONGs é promover ações que ajudem a solucionar problemas relacionados à saúde, educação, economia, meio ambiente, direitos humanos, entre outros temas.

Por que é tão importante apoiar?

Sem ajuda financeira, as ONGs não têm como sobreviver. Ou seja, essas entidades dependem do apoio da sociedade para manterem as suas atividades e, com isso, continuar transformando vidas.

Trabalho voluntário, doação de roupas e de alimentos são bons exemplos de ajuda e valiosas contribuições. Porém, as doações em espécie (dinheiro) dão às ONGs maior autonomia para aplicarem esses recursos nas áreas que mais precisam.

Essa forma de contribuição foi uma das que  permitiu, até agora, o Instituto Reação impactar mais de 12 mil vidas desde 2003.

A sua doação é importantíssima para a manutenção e expansão dos nossos projetos. Faça a diferença, apoie o Instituto Reação!

 

Gostaria de apoiar a nossa causa?

Com apenas R$ 1 por dia você ajuda mais de 2 mil crianças e jovens através dos programas do Instituto Reação.

Saiba mais →



Skip to content