Educação 4.0: o que é e como ela está revolucionando o modo de ensinar?

Educação 4.0: o que é e como ela está revolucionando o modo de ensinar?

Educação 4.0 consiste em mesclar o método de ensino tradicional e o uso de soluções tecnológicas que possibilitam melhorar o processo de aprendizado dos alunos.

Essa estratégia, que já tem sido amplamente utilizada em diversos países, está ganhando mais espaço aqui no Brasil.

Diretamente relacionada à Revolução Industrial e à Indústria 4.0, o objetivo da educação 4.0 é trazer para as escolas e para as salas de aula as inovações tecnológicas que estão presentes em outros setores. 

Com isso, é possível otimizar processos administrativos e, principalmente, melhorar o ensino e o aprendizado, o que impacta positivamente esta geração e as futuras, assim como o trabalho dos professores.

Mas como é a educação 4.0 na prática? Quais vantagens e os desafios dessa nova abordagem? Confira!

Os impactos, vantagens e desvantagens da educação 4.0

A educação 4.0 vai além de usar computadores em sala de aula. Sua base também está relacionada a, por exemplo, ferramentas que ajudam a acompanhar a evolução dos alunos e a direcionar o seu aprendizado.

Inteligência Artificial e análise de dados através de Big Data são recursos que contribuem para acompanhar de maneira mais fácil e precisa o progresso dos alunos. Com essas informações nas mãos, os professores têm a chance de orientá-los mais precisamente, entregando o ensino que precisam para evoluírem.

Assim, podemos dizer que uma das vantagens da educação 4.0 é poder criar grades de conteúdos condizentes com a realidade e o momento dos alunos.

Professores podem elaborar aulas mais atrativas, com recursos que permitam os alunos aprenderem de forma mais lúdica e participativa, a exemplo dos jogos eletrônicos. 

Por sua vez, os desafios da educação 4.0, especialmente no Brasil, diz respeito à implementação de soluções tecnológicas, especialmente considerando que muitas escolas ainda prestam serviços em condições bastante precárias.

Não deixe de ler: “Como agir ao identificar dificuldade de aprendizagem?

Educação 4.0 na prática

Assim, o primeiro passo para oferecer uma educação 4.0 é ter uma cultura digital na escola. Esse modo de atuação ajuda no engajamento dos alunos, bem como  facilita o aprendizado.

Especialmente as gerações atuais e futuras, que têm um relacionamento muito mais estreito e natural com a tecnologia, se adequar a essa nova realidade é também uma maneira de estimular a participação, a curiosidade, a vontade de aprender, a criatividade e o pensamento crítico.

Dica de leitura: “Educação e sucesso profissional são variáveis que andam juntas. Afinal, qual é a correlação entre elas?

Aqui no Instituto Reação, a educação 4.0 já chegou! No projeto Reação Educação, os educadores orientam os alunos sobre o uso de diferentes ferramentas digitais.

Nossos educadores passaram a produzir em 2020 podcasts e vídeos para o Youtube, usando as redes sociais como meios  de promover o ensino e conectar os alunos, colaborando para um processo de aprendizado contínuo, atual e bastante interessante.

Esse projeto do Reação atua de forma complementar, e tem como objetivo desenvolver habilidades que farão diferença na vida dos nossos alunos dentro e fora da sala de aula.

Quer saber mais? Então conheça agora mesmo todos os detalhes do projeto Reação Educação!

Gostaria de apoiar a nossa causa?

Com apenas R$ 1 por dia você ajuda mais de 2 mil crianças e jovens através dos programas do Instituto Reação.

Saiba mais →



Skip to content